Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

9 de Setembro: Dia do Administrador

Administração

No dia 9 de setembro de 1965, há 50 anos da publicação deste post, regulamentava-se a profissão de Administrador. Por isso o 9 de setembro ficou estabelecido como o Dia do Administrador.

Atualmente no Brasil, há quase 18 milhões de empresas em diversas categorias: Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada, Associação Privada, Produtor Rural, Sociedade Simples Limitada, Empresa Individual De Responsabilidade Limitada (De Natureza Empresária), Condomínio Edilício, Sociedade Anônima Fechada, Organização Religiosa, Sociedade Simples Pura.

O problema é que somente há, aproximadamente, 1.6 milhão de Administradores facultados para o cargo.

Falta Administração

Em resumo, mais de 16 milhões de empresas brasileiras são administradas empiricamente. Claro, isso não significa que sejam mal administradas. Mas o alto índice de mortalidade empresarial, cada vez mais cedo, assusta. O Sebrae conclui que, pelo menos, metade das novas empresas declaram falência aos dois anos de vida. Poucas chegam aos 5 anos. Menos ainda perduram pelo resto da vida dos seus fundadores.

Os maiores problemas das empresas mal administradas concentram-se em: má gestão financeira, desperdício de materiais, mão de obra desqualificada, falta de controle de qualidade, deficiência no atendimento pós-venda, resistência às mudanças tecnológicas, entre outras. Não ria, mas coisas básicas como um Fluxo de Caixa, são desconhecidas ou não praticadas pela maioria dos novos empreendedores.

Todas as ciências são importantes para o desenvolvimento humano e de suas organizações. Quanto a isto não restam dúvidas. Porém, a Administração é imprescindível em todas elas. Afinal, todos nascemos numa organização, recebemos nossas primeiras vacinas em outra, outras fabricam nossas roupas, outras produzem os alimentos que consumimos, nossos país tiravam o “ganha pão” de outras, estudamos em outras, nos casamos em outra, trabalhamos em várias e, finalmente, morreremos em uma e outra nos enterrará.

O que há de comum em todas estas organizações, além de seus especialistas e técnicos que as fazem funcionar? Todos devem ser administradas corretamente, para nos servir bem. O Administrador está em todas.

Sendo assim, um feliz Dia do Administrador para todos nós!!!

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *