Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

O que se espera de um bom Administrador – 2ª parte

A primeira parte deste post foi escrita há algum tempo aqui no blog, e esclarecia o que se espera de um bom administrador. Naquele momento, falamos um pouco sobre as habilidades que o administrador deve possuir, para que seja considerado bom no que faz. Nesta segunda parte, vamos tratar das competências que se esperam de um bom administrador, para que ele obtenha o melhor desempenho possível das suas funções.

Segundo Chiavenato, no seu livro Administração – Teoria, Processo e Prática, basicamente, são quatro as competências necessárias: Conhecimento, habilidade, julgamento e atitude.

bom-administrador

 

Entendendo o que se espera do bom administrador

Conhecimento

É o saber acumulado. Sem dúvida, é a maior riqueza do mundo moderno e, as empresas visionárias sabem disso. Tanto que, hoje, gasta-se muito mais no capital humano em formação e aprendizado do que na utilização da força. Até mesmo porque as máquinas, desde a revolução industrial, vêm substituindo os humanos e os animais nas tarefas que exigem a utilização de força bruta.

Por tudo isso, podemos dizer que a competência do conhecimento significa investir na aprendizagem continuada, tanto própria como dos outros; significa saber ampliar e transmitir o conhecimento obtido, e ter a capacidade de converter experiências pessoais em conhecimento prático; significa ter a ideia fixa de que “compartilhar é útil e agrega valor”.

Habilidades

Se o conhecimento significa o saber, a habilidade significa saber fazer. É a capacidade de aplicar o conhecimento obtido, para resolver problemas, melhorar a situação, inovar e tornar rentável o conhecimento. O conhecimento vale pouco, a nível pessoal, se o administrador não souber como colocá-lo em prática, ou como convertê-lo em resultados práticos. E como todos sabemos, não importa o volume de teorias que você pode extrair dos livros ou das salas de aulas, para aprender de verdade você deverá colocar as mãos na massa e lambuzar-se com ela.

Julgamento

Significa saber analisar. De fato, este é um dos princípios mais básicos da administração moderna, desde que Frederick Taylor a transformou numa ciência com a sua teoria da Administração Científica. Esta capacidade analítica deve ser inerente ao administrador; tão natural quanto ler um livro e entender o contexto transmitido pelo seu autor. Significa compreender as entrelinhas de um relatório, identificar os dados relevantes e construir informação útil. Significa ter espírito crítico, ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões acertadas. Basicamente, significa saber o que, quando, como e porque fazer.

Atitude

Saber fazer acontecer. Uma das principais características de quem tem atitude é: não ter medo de sair da zona de conforto, assumindo os riscos e responsabilidades, ”peitando” os desafios que há pela frente; chamar para si a responsabilidade; e perseguir e atingir objetivos ou aprender com os fracassos e reinventar-se.

Um dos exemplos que podemos citar para isto é Thomas Edison. Ele foi um gênio do conhecimento e, obviamente, sabia e amava o que fazia. Talvez ele tenha sido um dos poucos seres humanos a acumular tanto conhecimento entre todos os que já passaram por este pequeno planeta. Diz-se que ele fracassou com a lâmpada incandescente 10 mil vezes antes de obter o resultado desejado. Ele desafiou todas as leis naturais das coisas até então conhecidas, confiando no seu instinto. E, ainda hoje, quando vamos ao cinema, ou lemos um livro sob a luz de uma lâmpada, ou gravamos a nossa voz em algum dispositivo, ou falamos ao telefone, ou andamos em um carro elétrico, na realidade, estamos na sombra de Thomas Edison. Isto é atitude!

Em resumo: saber, saber fazer, saber analisar e saber fazer acontecer é os que se espera de um bom administrador.

Leia a série completaO que se espera de um bom Administrador

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

4 Comments

  1. de todas as pesquisas feitas por mim a sua foi a quer mim tiro todas as duvidas!obrigada!

    • Olá Josy,

      Que bom que pudemos ajudar de alguma forma. É muito bom contar com a sua visita aqui no blog. Volte sempre!

      Abraço!

  2. Excelentes colocações! Antes de “saber mandar”, o bom administrador deve Saber fazer acontecer! Parabéns pelo post!

    • Olá Marcelo,

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um abração!

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *