Circular a informação na empresa importa, muito!
Sem delongas, neste post eu chamo a atenção para o seguinte:
Informações que os funcionários precisam saber
Seria interessante que os funcionários(novos e antigos) recebessem, pelo menos, três manuais. De preferência no ato da contratação. São estes:
- Um descritivo da profissão, da empresa, da posição que ele vai trabalhar e os preceitos mínimos para ele desenvolver a função. Mas não somente entregar para o funcionário, é preciso ler com ele, sabatiná-lo, investir ao menos uma semana nessa preparação.
- O segundo, o da EPI (Equipamentos de Proteção Individual), para ele conhecer mais sobre a importância da adequada utilização destes equipamentos e sobre como eles podem garantir a sua segurança no trabalho. Inclusive, para que ele aprenda sobre as consequências da não utilização deste material, tanto para ele quanto para a empresa.
- E o terceiro, a CLT, para o funcionário estar ciente sobre seus direitos e deveres trabalhistas.
Informações que o gestor precisa saber
O gerente deve, além dos três manuais mencionados acima, conhecer:
- das leis;
- dos custos,
- dos relacionamentos,
- do marketing
- das finanças
- e dos impostos.
Afinal, nós estamos no pior dos mundos(leia-se Brasil). Por isso, a gestão deve ser pormenorizada.
Toda essa informação deveria ser devidamente documentada e entregue pela empresa ao seu pessoal e deveria ser estudada e assinada por todos os que a recebem.
Não ria se a sua empresa nunca fez isso ou, se o fez, o fez “nas coxas”. A maioria das empresas não tomam esse cuidado. Mas deveriam tomar. Isso é coisa de empresa séria. É disto que estamos falando.
Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.