Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Como evitar as armadilhas que podem arruinar uma empresa iniciante

Eu diria que abrir um novo negócio é semelhante ao nascimento do primeiro filho: Você fica extremamente regozijante, alegre, ansioso e logo, quando a “ficha cai”, entra em pânico e tudo fica confuso; neste momento, qualquer descuido pode resultar numa fatalidade. Em meio a esta mescla de sentimentos desencontrados os erros são inevitáveis. Isto, quando falamos de empresas iniciantes, talvez possa explicar uma parte dos fracassos.

Embora a mortalidade das novas empresas vem diminuindo no Brasil, segundo o SEBRAE, os números ainda assustam: 58% declaram falência antes do quinto ano de existência. Em 2009 este número era de 62%.

Alguns dos erros fatais dos novos empreendedores são:

  • Subestimar o capital inicial;
  • Não conhecer suficientemente o mercado no qual atuam;
  • Escolher os sócios errados;
  • Falta de planejamento;
  • Não ter um plano B;
  • Perder o foco e a motivação;
  • Não saber lidar com os riscos.

É interessante observar que na maioria dos casos há uma falta de preparo por parte do novo empreendedor. Muitos se lançam munidos apenas com a “cara e a coragem”, juntam algum dinheiro e tentam abrir caminho no capitalismo selvagem. O pior pode ocorrer quando se conta com pouca – ou com nenhuma – noção de Administração de Empresas.

Coincidência ou não, os pontos apresentados acima são estudados ao longo dos quatro anos do curso nas faculdades de Administração. Ali os alunos aprendem, na teoria e na prática, como lidar e administrar estas situações.

Com isto, não digo que a faculdade seja imprescindível para que alguém se torne um bom empreendedor, pois a história está repleta de exemplos fantásticos que nunca ocuparam uma cadeira acadêmica. No entanto, conhecer os métodos para gerenciar os recursos da melhor forma possível, aprender a tomar as decisões corretas para atingir objetivos concretos e ter noções de direito e liderança, eleva a possibilidade de conduzir o novo negócio aos melhores resultados, sem que tenhamos que ficar com aquele frio no estômago.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *