Pages Navigation Menu

Foco Empreendedor na Internet

Filosofia aplicada na Administração de empresas

A filosofia é um dos braços da administração, e, também, o que mais contribui para o aprendizado dos métodos e conceitos utilizados para atingir as metas e objetivos da organização. Não é à toa que Steve Jobs expressava seu desejo de poder passar uma tarde com Sócrates, mesmo sob a pena de ter que abrir mão dos confortos tecnológicos, caso fosse possível.

Mesmo assim, a pergunta que permanece na mente de qualquer estudante de Administração é: O que tem a ver Filosofia com Administração?

Para responder a essa questão, e entender a essência da sua resposta, deveremos regressar ao período pré-socrático, e pensar como pensavam os filósofos que viveram antes de Sócrates. Naquela época, VI a.C., a filosofia se distanciava da ideia dos mitos. Pois, popularmente, tudo, incluindo os fenômenos naturais, era atribuído às vontades dos deuses. Sem dúvidas, esta era uma forma simplista de explicar o desconhecido. Por exemplo: o deus Poseidon era o responsável pelo comportamento das marés, das secas e das enchentes, uma vez que era o deus das águas. Neste contexto, os filósofos se preocuparam por aplicar a inteligência às necessidades práticas ao lidar com os objetos, distanciando-os das crendices nos poderes invisíveis ou sobrenaturais.

Este movimento iniciou-se com Tales de Mileto que, em uma viagem ao Egito, percebeu como os egípcios administravam os problemas com as águas do Nilo e das marés sem nenhuma ajuda ou interferência de Poseidon.

Filosofia X Ciência

Os primeiros filósofos utilizavam a ciência para desvendar o porquê das coisas e para contradizer os mitos. O conceito de Natureza, então, passa a incorporar o que era de domínio exclusivo do sobrenatural. Sócrates será o responsável por separar a ciência da filosofia, pois, segundo ele, o estudo da Natureza era dogmático e inútil. Portanto ele, Sócrates, se dedicava a discutir e resolver as inquietações humanas. Na sua concepção, a ciência atentava somente para a explicação dos eventos e fenômenos que ocorrem no ambiente em que a vida se desenvolve. Mas, em contrapartida, a Filosofia visava o interior do ser humano, ou seja, seu conhecimento, bem-estar, tranquilidade, humildade, etc. Em síntese, a Filosofia ultrapassa a ciência e explica as coisas com uma análise palpável e metafísica, na visão socrática.

Para ele, o conhecimento sobrepujava as conquistas pessoais, a fama e as riquezas. Conhecer os conceitos e o porquê das coisas nos permite ser livres e felizes, uma vez que deixamos de ser enganados pelos “detentores” dos mistérios que rondam alguns fatos na vida e das vontades divinas.

“Só sei que nada sei”

Esta célebre frase de Sócrates nos remete a um dos maiores desafios da Filosofia: Quanto mais indagamos e procuramos entender a respeito de qualquer assunto, mais nos submergimos em outras indagações para tratar de entendê-los, ou seja, nos tornamos mais ignorantes diante da abrangência do conhecimento contido nestes cenceitos. Por exemplo: Ficamos mais ignorantes com respeito ao Universo após lançar os nossos imensos telescópios ao espaço e descobrir que o universo é infinitamente maior e mais complexo do que pensávamos que era. A Filosofia nos faz entender o quão nada sabemos a respeito de nós mesmos e de tudo o que nos cerca.

Os conceitos das coisas

O conceito traz o conhecimento, que por sua vez nos leva à felicidade, à realização, à liberdade e à plenitude de vida. Por isto a Filosofia enfatiza a descoberta dos conceitos das coisas.

Acho que com isto podemos dar uma boa resposta à pergunta dos estudantes de Administração, que foi mencionada no início do artigo: A Filosofia nos ensina a pensar, refletir, indagar, entender conceitos e chegar à conclusão de que nada acontece por acaso. Também nos torna analíticos e nos ajuda a tomar as decisões corretas para atingir objetivos claros utilizando eficientemente os recursos disponíveis.

Leia também:

Antonio Martins Jr. – já publicou 193 posts neste blog.Futuro bacharel em Administração e fundador do Enfoquenet; Freelancer em webdesign com ênfase em WordPress desde 2004; Gerente de campanhas de Links Patrocinados no Google Adwords desde 2011; Gestor de conteúdo online.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Enfoquenet: E o blog cumpriu dois anos - EnfoquenetEnfoquenet - [...] Filosofia aplicada na Administração de empresas [...]
  2. Relatório de Abril/2012 | Enfoquenet - [...] Filosofia aplicada na Administração de empresas Gala no primeiro aniversário do Enfoquenet Madame Djara: O valor humano do sucesso ...

Comente aqui

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>