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“Sob nova direção”: O que fazer para restaurar a péssima impressão deixada pelos antigos administradores?

Pois bem, imagine-se na seguinte situação: Você assume um ponto comercial, onde a atividade anterior era exatamente igual à que pensa exercer agora. Pode ser um salão de beleza, uma bomboniere, uma loja de R$1,99, um consultório ou qualquer outro tipo de negócio. O único problema é que os antigos administradores “queimaram o ponto”, ou seja, por alguma razão, que poderia ser o distrato com os clientes, mau atendimento ou falta de higiene, espantaram a freguesia que nunca mais voltou. E agora, como você lidaria com a nova direção?

Apesar de que não será fácil implantar o mesmo tipo de negócio ali e obter êxito imediato, ninguém pode dizer que seja impossível ou que a recuperação do ponto seja demorada. Primeiro será necessário restaurar a confiança do mercado local. Tudo vai depender das características no novo Administrador e de sua capacidade criativa para encontrar soluções.

Nova direção

As seguintes ações tendem a ser um investimento alto para quem está começando, com a possibilidade de trazer um retorno a médio prazo:

Remodelação

Mudar o visual do local recém-adquirido ajudará a dar a impressão de que quem estava lá já não está mais. Pois se ainda estivesse ali, por causa do seu histórico, jamais faria algo para melhorar. Observar itens como pintura, iluminação e fachada são fundamentais.

Divulgação

Imediatamente após a aquisição do local – inclusive antes da inauguração – estampar uma faixa enorme, porém simpática, anunciando que em breve haverá nova “Inauguração” e “Sob nova direção”. O público precisa saber que o negócio está sob nova administração para descartar qualquer vínculo com a anterior.

Boca a boca

Tente familiarizar-se com a região e com os novos vizinhos fazendo a clássica propaganda boca a boca, pois funciona melhor que a panfletagem, que não pode ser descartada. Dar pontos de recompensa para clientes que tragam novos clientes é uma boa ideia nestes casos.

Internet

Os sites de vendas coletivas não geram grandes lucros, uma vez que os grandes descontos rebaixam os preços dos produtos e dos serviços quase aos preços de custos, mas ajudam a atrair os clientes para uma espécie de “test drive” dos seus serviços. Se o cliente sentir-se satisfeito com o resultado, é bem provável que retorne por si só na próxima vez.

Promoções

As palavras “Descontos”, “Grátis” e “Promoção” são ótimas iscas para atrair olhares e paladares. Deverão estar entre as estratégias iniciais de recuperação do ponto.

Comunicados

Os jornais ou sites de bairro funcionam muito bem para uma divulgação localizada. Utilize estes recursos sempre que estejam disponíveis.

Inauguração

Desnecessário dizer que a inauguração deve ser notória. Um coquetel com música, degustação, show com palhaços ou cantores, brindes, cupons, entre outros são itens que não podem faltar.

Críticas e sugestões

Instale caixas ou urnas contendo formulários para críticas e sugestões. Neste ponto é importantíssimo ouvir o que o público pensa, fala e espera do seu empreendimento.

Palestras ou workshops

Oferecer palestra e workshops gratuitos com assuntos de interesse relacionados ao seu ramo de atuação ajudará a atrair a atenção de pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.

Afora os exemplos citados até aqui, é indispensável fazer um acompanhamento durante todo o processo da prestação do serviço, principalmente sobre o nível de satisfação dos clientes e das suas opiniões sobre os serviços que receberam. Para isto será necessário criar uma base de dados com os contatos do maior número possível de clientes – e não clientes – para uma futura abordagem, seja por e-mail ou por telefone.

A mesma base também será válida para enviar cartões de aniversário, de Natal, ou do dia das mães. Além de calendários, imãs de geladeira e chaveiros, tudo impresso com seu nome/marca e os seus dados de contato legíveis e fáceis de identificar.

Não esqueça de entregar sempre o bom e velho cartão de visitas, funciona que é uma beleza!

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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