Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Desafios das micro e pequenas empresas para se destacar no mercado

Quando alguém descobre é um empreendedor e decide agir com todo empenho e esforço para começar a construir seu pequeno império, através de uma empresa, é comum que se deslumbre com as suas convicções e com seus projetos. Porém, na maioria das vezes, não para pra pensar no tamanho dos desafios que deverá vencer, se quiser ver seus sonhos realmente concretizados.

Neste artigo vamos abordar apenas três assuntos, que impactam os novos empreendedores logo no início das suas atividades.  Mas é claro que o número de desafios mencionados aqui estão longe da quantidade real de desafios que um micro ou pequeno empresário deverá aprender a lidar, antes mesmo de colocar em marcha seus planos de negócios.

Acesso ao crédito

Um dos maiores desafios é a falta de apoio e incentivo às pequenas empresas no que diz respeito à linha de crédito. A burocracia e as exigências com relação às garantias para que as mesmas possam ter acesso ao crédito é desanimadora, principalmente se partimos do princípio de que, quando se inicia um pequeno negócio, a maioria dos empreendedores não possuem tanto capital para investir. As grandes concorrentes que já dominam o mercado dificultam as coisas, pois como atuam no mercado há algum tempo, têm a preferência e a simpatia dos investidores. O que, fatalmente, não ocorre com os principiantes.

Os impostos

Dizem que montar uma empresa optando pelo Simples Nacional é vantajoso e que resolve tudo. Mas nem sempre é assim, pois o problema é que esta categoria cobre apenas alguns setores, principalmente industriais. Com as empresas de serviços, por exemplo, é mais complicado: Se eu montar uma fábrica hoje e quiser incluir no Simples Nacional poderei escolher entre várias categorias de manufatura com taxas de até 6% cobrados pelo governo no faturamento, porém se eu montar uma empresa de consultoria, pagarei tributos iguais que uma empresa de grande porte, algo torno de 16,33% ou mais.

Falta de preparo

A falta dos conceitos em Administração por parte do empresário gera uma grande deficiência para que uma pequena empresa possa atingir o sucesso. A maioria dos empresários pensa que a coragem, o capital e algumas “manhas” são suficientes para abrir uma empresa. Até pode ser, pois há quem tenha a sorte de conseguir se desenvolver por algum tempo, mas inevitavelmente chegará a um ponto em que perceberá que tudo está desorganizado e à beira do caos. Além disso poderá:

  • Enfrentar alta rotatividade;
  • Sem o devido controle financeiro, não saberá se está tendo lucro ou prejuízo;
  • Não saberá calcular o preço de venda;
  • Conhecerá pouco sobre seus custos;
  • Seu atendimento e os seus recursos humanos serão frágeis, por não dizer inexistentes.
  • Quase 95% deles não têm – nem se preocupam em ter – um plano de negócios;
  • Não sabem ler um Balanço (às vezes nem têm um);
  • Não analisam sua saúde financeira;
  • Marcham sem uma projeção clara;
  • Falta-lhes o controle sobre seus colaboradores, sobre seu estoque e sobre muitas outras coisas inerentes à organização administrativa de uma empresa.

Abaixo há uma lista de artigos do Enfoquenet referentes às práticas de administração de pequenas empresas e de soluções a alguns tipos de problemas que, quase sempre, são comuns aos micros e pequenos empreendedores:

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

One Comment

  1. oi

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Gestão do Conhecimento na administração de empresas - EnfoquenetEnfoquenet - [...] Desafios das micro e pequenas empresas para se destacar no mercado [...]

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *