Pages Navigation Menu

Foco no Empreendedorismo em Rede

Cinco coisas que a gente aprende com as tragédias

Sim, escrevo isto por motivo do acidente aéreo do voo da Chapecoense, que enlutou o mundo no final de 2016. Mas o mesmo se aplica a tragédias pessoais, que enfrentamos corriqueiramente. Afirmo isto com propriedade. Porém, não vou falar sobre o fato em si, pois certamente já deve estar bem informado(a) à respeito. Vou apenas relacionar algumas coisas que acontecem em ocasiões como estas, e que podem acontecer com a gente também quando chegar a nossa vez.

Um: A vida segue

Essa é uma das primeiras coisas que se aprende rápido. Apesar do primeiro impacto, da consternação e do luto, a vida deve ser retomada o quanto antes, para as coisas não ficarem piores. Afinal, nossas responsabilidades esperam ansiosas por nós.

Dois: As pessoas são boas

É difícil falar disso num mundo que parece estar do avesso, com tanta gente fazendo coisas horríveis. Mas, a grande verdade, é que a maioria é boa e estará lá pra te ajudar, mesmo sem te conhecer. Mesmo sem você ter como retribuir depois.

Três: A gente se decepciona com gente da gente

Muitos que se diziam amigos ou que tinham um dever familiar de ajudar, simplesmente desaparecem. Renunciam a responsabilidade moral e não dão as caras. E, por constrangimento, possivelmente só voltarão a falar com você depois de algum tempo(se voltarem). Não se magoe por isso. Acontece.

Quatro: Previna-se financeiramente

Não conte com o Estado para nada. Mas, se milagrosamente for bem atendido pelo governo, considere-se no lucro. No entanto, muito provavelmente terá que se virar sozinho. E isso pode sair caro. Vale prevenir-se. Seja com poupança ou com seguros.

Cinco: Acontece com qualquer um

Essas ocorrências não são um “privilégio” dos “outros”. A adversidade também pode bater na nossa porta. E vai bater. Esteja preparado quando acontecer. E se nunca acontecer(tomara!), poderá utilizar toda sua preparação para ajudar a quem eventualmente passe por isso. Neste caso, você poderia ser uma das pessoas mencionadas no segundo item dessa lista.

Antonio Martins Jr. – já publicou 231 posts neste blog.Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *