Pages Navigation Menu

Foco no Empreendedorismo em Rede

Quatro dicas valiosas para um contador iniciante

Os desafios de um contador iniciante para conquistar seu espaço no mercado são os mesmos de outros profissionais que também acabaram de sair da universidade. Mas para além das características inerentes a qualquer outra profissão, o contador iniciante precisa conhecer e desenvolver práticas específicas da sua área de atuação.

Confira nossas dicas valiosas para conquistar clientes e garantir seu espaço no mercado de contabilidade:

Invista no marketing pessoal

Com um mercado cada vez mais competitivo, o contador iniciante tem o desafio de se destacar em meio a outros candidatos apresentando uma imagem positiva e condizente com suas melhores qualidades dentro e fora do ambiente corporativo. Por isso, o marketing pessoal é uma ferramenta indispensável para que você use essas qualificações como estratégia para alavancar sua carreira.

Durante a prática diária, é importante conquistar a simpatia dos colegas de trabalho aos poucos. Deixe sua presença ser notada, mas nada de bancar a postura de um sabe-tudo ou bajulador. Outra boa dica de marketing pessoal ainda pouco explorada pelo contador iniciante é usar a internet para a divulgação dos serviços, seja por meio das redes sociais ou mesmo de um site. Apresente-se mostrando quais são os seus maiores diferenciais em relação aos concorrentes. Você pode aproveitar esses canais para esclarecer dúvidas de futuros clientes e fornecer material de referência sobre temas relacionados à área.

Estude o mercado

Antes de começar o trabalho, o contador iniciante precisa saber quais são as maiores necessidades e oportunidades disponíveis na área contábil na região onde vive. Com as informações obtidas por meio de uma análise do mercado da contabilidade, é hora de definir um público-alvo e direcionar o seu trabalho oferecendo serviços focando na área na qual você tenha mais conhecimento e segurança.

Uma opção é começar a trabalhar com empresas de pequeno porte com opções tributárias simples. Assim que você adquirir mais confiança no trabalho, pode passar a fazer contabilidade do lucro presumido, por exemplo.

Mantenha uma boa rede de relacionamento

Tão importante quanto conquistar os primeiros clientes, o contador iniciante tem a missão de preservar aqueles que lhe deram a primeira oportunidade na carreira. Para garantir a fidelização e receber indicações para outros serviços, ofereça sempre um trabalho qualificado e se mostre disponível para atender às necessidades específicas de cada um deles.

Uma boa rede de contatos deve contar com parceiros de confiança, isto é, profissionais experientes na contabilidade que vão te ajudar a adquirir conhecimento e descobrir novas oportunidades de mercado.

Utilize um sistema de gestão contábil

No início da carreira pode ser difícil administrar todas as tarefas do serviço contábil, por isso o uso de umsistema para o controle e gerenciamento das rotinas de contabilidade é um recurso valioso para o contador iniciante. Esse é um sistema simples e fácil de usar que ajuda a manter todas as informações em um banco de dados, acessível por meio de um menu interativo.

Fonte: Sage

Publicação Autorizada

Marcelo Burgos – já publicou 40 posts neste blog.Marcelo Burgos, Casado, Contador há 27 anos, Professor de Contabilidade há 25 anos, Proprietário Escritório de Auditoria e Contabilidade "HMB Auditoria e Contabilidade". Diretor do "Instituto Burgos - Cursos e Treinamentos".

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *