Menu de Páginas do Blog

Foco no Empreendedorismo em Rede

O primeiro passo para sair da caixa

“O primeiro passo sempre é o mais difícil”. Esta frase se repete milhares de vezes em diversos livros, blogs e fóruns de perguntas e respostas. Pois bem, e é mesmo!

Em “empreendonês”, dar o primeiro passo pode significar: tomar coragem, sair da caixa, assumir o risco ou, simplesmente, tentar para ver no que dá.

Por outro lado, tem gente que começa super bem, determinada, inspirada, com ganas e as coisas até parecem ir bem ao princípio. O que causa grande motivação. Mas, pouco tempo depois a empolgação acaba e se desanima, murcha e se acaba desistindo, por quê? Oras, não era apenas o primeiro passo que era o mais difícil? Pela lógica, o restante deveria ser tirado de letra. Mas, não é assim. Não, para as 50% de novas empresas que declaram falência apenas dois anos após o seu início de atividades. Empolgação não é tudo.

A resposta a este estranho fenômeno pode ser simples: pode ser porque todos os passos são primeiros passos e, é por isso, que todos os passos são difíceis e merecem o mesmo nível de planejamento, estratégia, cuidado, atenção, habilidade; etc.

Explico: o segundo passo é, na verdade, o primeiro passo após o primeiro; o terceiro, é o primeiro após o segundo; o quarto, é o primeiro após o terceiro; e assim sucessivamente.

Se a gente não encarar o nosso processo empreendedor desta forma, a probabilidade de abandonarmos o projeto no primeiro aperto, na primeira decepção, no primeiro susto ou após algumas derrotas, é enorme.

Como vimos aqui, cada passo é um primeiro passo. E sair da caixa não será fácil. A tendência é que, após iniciarmos a caminhada, a coisa comece a fluir. Mas, nem sempre as coisas saem como planejamos. Portanto, resiliência, flexibilidade, adaptação, disposição para aprender, tolerância ao fracasso, determinação e foco, são atributos indispensáveis para quem está começando a empreender. Guarde isto.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *