Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

As Camisetas Engraçadas de Marcelo Ostia

De acordo com o dicionário online Priberam da Língua Portuguesa a palavra  “empreendedorismo” é definida como:

“Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objectivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”

Esta definição aplica-se perfeitamente ao empreendedor em destaque neste post: Marcelo Ostia. Leia a entrevista que fizemos com ele Neste post.

Depois de ver sua história no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), não pensei duas vezes antes criar uma matéria sobre ele, pois disto trata o blog: de empreendedores que enfocam suas atividades, ou uma parte delas, na Internet.

Tempos difíceis

Apesar de hoje ser um empresário bem-sucedido, e viver  comodamente da produção de camisetas com temas engraçados, seu início, contudo,  não foi nada cômico.

“… nossa empresa não passou dos três anos de existência e infelizmente faliu. Mesmo assim, não desistimos do sonho de trabalhar com camisetas! Fomos embora de nossa cidade (Itu-SP) para trabalhar em São Paulo (…) Com apenas R$ 50,00 no bolso (…) Esta foi uma das piores fases de nossas vidas, pois passamos fome e frio, tivemos praticamente uma vida de mendigo! Dormíamos no chão de um estacionamento(…) nos alimentávamos muito mal!” Somente lendo a sua história de vida no seu blog pessoal, podemos conceber uma melhor ideia dos altos e baixos que enfrentou até chegar aqui, em alguns dos pontos mais dramáticos do seu relato, diz:

Marcelo inspirou-se em uma camiseta que recebeu da Campanha do Agasalho quando ainda morava nas ruas de São Paulo. Hoje a exibe como um troféu.

Logo de superar esta fase, ainda morando em São Paulo, durante um ano desenvolveu outra atividade que o ensinou a “conviver com pessoas de todos os níveis sociais, de cores distintas, crenças diferentes”, o que, como reconhece, foi sua “Faculdade da Vida”.

E-commerce

De volta a Itu e depois enfrentar mais dificuldades, recomeçou seu sonho de trabalhar com as camisetas. Suas primeiras vendas foram em pequenos comércios. Neste ponto, dá-se início à ação mais brilhante do nosso empreendedor; pois operando desde uma Lan-house começa a vender suas camisetas por Internet no Mercado Livre:

“Sem dinheiro para adquirir equipamentos, eu utilizava uma Lan-house para vender pela internet e aos sábados ia ao Brás para produzir as camisetas vendidas durante a semana. Às segundas-feiras eu levava os poucos pacotes ao correio, eram em média cinco ou sete camisetas vendidas por semana. Aos poucos essa quantidade foi aumentando…”

Sem perder o foco, a partir de dezembro 2005 Marcelo e Andreia, sua esposa, motivadora e incentivadora, lançaram-se por completo no sonho: o site www.camisetasdahora.com começou a funcionar e o negócio “pegou”.

Atualmente com uma média mensal de 6 mil camisetas vendidas, inclusive para o exterior, o negócio também virou franquia. Qualquer empreendedor com um investimento modesto pode tornar-se um revendedor das Camisetas Engraçadas, Estilosas e Inteligentes do Marcelo. Os planos  são variados e vêm com direito a plataforma eCommerce, por alguns meses e a um estoque de 25 a 400 camisetas, segundo o plano escolhido. Os planos também incluem cupons do Google, Yahoo, e Buscapé para anunciar na Rede.

Camiseta inspiradora que recebeu da Campanha do Agasalho

Todo o negócio é gerenciado através da Internet.  Após cadastrar-se, o usuário  realiza o pedido pelo site; logo efetua o pagamento com o PagSeguro, assunto que já foi tratado aqui no blog e que permite parcelar o valor total da compra em até 18 vezes. Uma vez confirmado o pagamento a camiseta é produzida e enviada pelo correio.

Abaixo deixo alguns contatos do Marcelo e da empresa, porém antes de concluir o post, devo destacar que histórias como a dele, a do Valdir Novaki (pipoqueiro e palestrante), e da escritora Lisa Genova citados recentemente aqui no blog, são exemplos que vão além de uma “Superação” pessoal… eles, na verdade, fizeram uma “Super Açãopessoal que os levou a ser  ao que hoje são: “Empreendedores de sucesso na Internet e fora dela”.

Contatos de Marcelo Ostia

Marcelo Ostia (Blog)
Camiseta da Hora (Site/Loja)
@camisetadahora
Canal no Youtube

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

2 Comments

  1. Olá Toni, parabéns pelo post, nós da equipe do Camisetas Da Hora estamos muito agradecidos pela oportunidade de contar nossa história e mostrar nosso trabalho, abraços!!

    • É uma honra, para o blog e para mim, poder oferecer aos leitores este tipo de conteúdo, pois além de agregar valor, motiva e inspira a todos os que aspiram um “lugar ao sol” na Internet.

      Seu exemplo nos ensina que nem tudo é concorrência, há mercado para todos. Basta ser criativo e trabalhar esforçadamente.

      Parabéns Marcelo e colaboradores.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Festa de gala no primeiro aniversário do Enfoquenet | Enfoquenet - [...] seu carrinho de pipocas mas contagiava a todos com sua motivação. O interessante mesmo, foi ver Marcelo entrar com …
  2. Entrevista com Marcelo Ostia, fundador do Camisetas da Hora | Enfoquenet - [...] 2011 publicamos um artigo sobre Marcelo Ostia e sua camisetas engraçadas. Hoje, quase um ano depois, eu convidei Marcelo …
  3. Por que um site morre? | enfoquenet - [...] As Camisas engraçadas de Marcelo Ostia [...]
  4. A viabilidade de uma Grande Ideia | enfoquenet - [...] As Camisetas Engraçadas de Marcelo Ostia [...]
  5. Ser um diferencial e manter a vantagem competitiva | enfoquenet | Estratégia Web - [...] Contudo, se o “investimento” continua sendo um fator delimitante, veja como diariamente os pequenos empreendedores se lançam na Internet …

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *