Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Empreendedorismo nas veias: Entrevista com Marcelo Ostia, fundador do Camisetas da Hora

Em 2011 publicamos um artigo sobre Marcelo Ostia e sua camisetas engraçadas, onde falamos sobre o seu empreendedorismo e a forma como iniciou o Camisetas da Hora. Hoje, quase um ano depois, eu convidei o Marcelo para fazer parte da celebração do primeiro ano do Enfoquenet com uma entrevista exclusiva. O resultado foi incrível. Prepare-se para ler nas próximas linhas as dicas, os segredos e os conselhos de Marcelo para nossos leitores. Veja:

Antônio Martins – Olá Marcelo, obrigado por conceder-nos esta entrevista. O Enfoquenet tem um público muito bem definido, são eles: Estudantes de Administração, freelancers e empreendedores que almejam gerar renda online. Como você pode perceber, é um público relativamente jovem e/ou iniciante.

Marcelo Ostia - Empreendedorismo

Marcelo Ostia – Oi, Antônio eu quem fico muito agradecido em poder colaborar de alguma forma e por participar novamente.

Antônio – Antes de tudo, queremos conhecê-lo melhor. fale um pouco sobre Marcelo Ostia, da sua equipe e de suas camisetas engraçadas, estilosas e inteligentes?

Marcelo – Marcelo Ostia é um sonhador que ama o que faz e hoje tenho o prazer em dizer que não tenho uma equipe mas conseguimos construir uma família camisetas da hora, todos nossos colaboradores vestiram a camisa e adoram o que fazem.

Antônio – A seguinte pergunta está relacionada a um sentimento comum aos marinheiros de primeira viagem. Todo começo é difícil, pois há falta de experiência e de recursos, e o receio de algo dar errado intimida muitos jovens empreendedores. Há muito tempo você já superou esta fase. Então, como e quando dar o primeiro passo?

Marcelo – O medo nunca deixará de existir, ele só muda de proporção, mas acho que o primeiro passo deve ser dado quando o empreendedor tem certeza que independente do resultado ser positivo ou negativo financeiramente, ele esteja empreendendo em algo que lhe dê prazer em fazer e proporcionar satisfação ao próximo.

Foco no empreendedorismo

Antônio – Histórias como a sua, que envolvem superação e sucesso empreendedor, emocionam e inspiram os anseios de independência do público jovem. Mas nem sempre, ou quase nunca, as histórias se repetem. Na sua história notamos que mesmo antes de, literalmente, ir parar na rua, você já possuía uma vocação para trabalhar com as camisetas. Em que momento você sentiu que tinha esta vocação e o que te faz manter o foco nas camisetas?

Marcelo – Aos meus 9 anos de idade eu já vendia jornais velhos para donos de açougue de minha cidade e faturar alguns trocados. Aos 11 anos entrei para guarda mirim e iniciei como empacotador de supermercado, logo depois fui para uma empresa trabalhar como office-boy e então aos 12 anos entrei em uma multinacional como mensageiro e nesta empresa fui me desenvolvendo profissionalmente até que aos 19 anos.

Após respirar e vestir a camisa da empresa fui surpreendido com uma demissão devido a empresa se desligar de Itu e ir para o Rio de Janeiro, foi neste exato momento que decidi investir na vida empresarial e montei minha primeira empresa que tirava copias 24hs, fazia trabalhos escolares, e foi nesta minha primeira pequena empresa que iniciei as atividades com camisetas primeiramente atendendo um cliente que já fazia camisetas em Itu/SP, mas não sabia desenhar as artes.

“Ter certeza de o que ele vai empreender vai lhe trazer satisfação pessoal, pesquisar a fundo o mercado em que vai atuar e ter o apoio de alguém da família é fundamental. E quando alguém lhe chamar de maluco é porque você está no caminho certo!”

Eu também não sabia, mas como camiseta já era algo que me despertou um certo interesse quando eu tinha 7 anos de idade, então resolvi aprender para atender as necessidades deste cliente, que depois de um tempo veio à falência e surgiu a oportunidade de eu montar minha primeira estamparia na garagem de casa para atender a demanda de pedidos da cidade. Em alguns meses o negócio estava indo de vento em popa, então resolvi ter um sócio e alugar um barracão devido ao crescimento da empresa, que ao completar seus 3 anos de vida veio a falir por falta de experiência em administração e parceria com fornecedor errado.

Após a falência deste negócio e sem dinheiro algum, fomos nos aventurar em São Paulo, onde acabamos morando em uma vaga de estacionamento por 3 meses aproximadamente, mas mesmo assim estávamos felizes, pois estávamos trabalhando com o que gostávamos e foi através desta experiência em São Paulo, que aprendi que só caímos para poder aprender a levantar e que antes de cair novamente conseguimos cambalear e se equilibrar novamente.

Antônio – Tomando como base a sua experiência, o que deve fazer um jovem empreendedor para descobrir sua própria vocação de negócios?

Marcelo – Ter certeza de o que ele vai empreender vai lhe trazer satisfação pessoal, pesquisar a fundo o mercado em que vai atuar e ter o apoio de alguém da família é fundamental. E quando alguém lhe chamar de maluco é porque você está no caminho certo!

Antônio – Levando agora para o lado virtual do seu negócio, qual é o maior desafio de um negócio cujas vendas são quase exclusivamente pela Internet?

Marcelo – Manter-se diariamente atualizado, estudar muito, pois a Internet muda constantemente e nossa empresa tem que mudar junto com ela. Isso promove um desgaste mental, pois quando descobrimos algum dos segredos do Google, por exemplo, ele vai e altera algo em seu algoritmo o que nos faz estudar tudo de novo.

Antônio – Como lidar com a desconfiança do público mais conservador, com as negociações online?

Marcelo – Oferecendo credibilidade através de depoimentos dados por clientes. Oferecemos atendimento telefônico em mais de 10 números telefônicos, além de um numero exclusivo para falar diretamente com o fundador da empresa; Oferecemos todo serviço de atendimento on line: chat, messenger, skype, e-mail; Temos galeria de fotos onde clientes enviam suas fotos; Temos galeria de vídeos com o fundador da empresa na mídia; Oferecemos 365 dias para troca do produto; No momento que o cliente clica em comprar oferecemos segurança pois nossa loja é blindada e temos parceria com PagSeguro Uol para pagamentos on line.

Antônio – Em junho de 2011, no início das atividades do Enfoquenet, publicamos um artigo sobre você. O que mudou desde então no seu negócio e o que podemos esperar para o futuro do Camisetas da Hora?

Marcelo – Em 2011 estávamos iniciando com os planos de microfranquias, em junho tínhamos aproximadamente 90 e atualmente chegamos à marca de 360 microfranqueados. Pretendemos chegar à marca de 1000 microfranquias ainda em 2012 e tenho certeza que Camisetas da Hora tem muito a crescer e irá oferecer oportunidades para contribuir com o desenvolvimento de nosso pais, principalmente com a chegada da copa do mundo e olimpíadas.

Antônio – Marcelo, fico grato pela sua atenção, mas antes de concluir nossa entrevista, gostaria de que deixasse registrada uma mensagem pessoal para os futuros Administradores, freelancers e empreendedores em geral que acessam este blog diariamente.

Marcelo – O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência, mas a única maneira de adquirir experiência é cometer erros. Devemos aprender a celebrar mais nossas derrotas, pois só depois de superadas estaremos prontos para começar a vencer.

Muito obrigado!
Marcelo Ostia

Contatos de Marcelo Ostia:

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

2 Comments

  1. Uma excelente entrevista nos remete a ideia de que o conceito de Empreendedorismo no Brasil está em alta. Contudo, herdamos experiências e nos habilitamos cada vez mais a arriscar algo na elaboração de um empreendimento de sucesso!!! Marcelo Ostia eliminou barreiras comerciais e culturais, encurtou distâncias, globalizando e renovando conceitos econômicos e atualmente é motivo de orgulho e superação.

    Meus sinceros Parabéns!
    Boa Sorte!

    Ygor Costa

    • Ôpa Ygor… legal te encontrar por aqui!

      Você falou tudo, a essência do sucesso do Marcelo está no “arriscar” e “eliminar barreiras”.

      Obrigado pelo comentário.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Relatório de Maio/2012 | Enfoquenet - [...] e fazer parte de uma equipe – 2ª parte. Filosofia aplicada na Administração de empresas Entrevista com Marcelo Ostia, …
  2. Relatório de Abril/2012 | Enfoquenet - [...] As sete faltas capitais do empreendedor Alugar um local comercial O que eu vou ser quando crescer? Entrevista com …
  3. Festa de gala no primeiro aniversário do Enfoquenet | Enfoquenet - [...] foi a chegada de Franck. Chamei ele e o Marcelo no canto e lhes fiz várias perguntas, o nosso …

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *