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Formato do E-mail Marketing

Uma das estratégias para converter os visitantes do nosso site em clientes, é a utilização do e-mail marketing. A tarefa não é tão simples como parece e será necessário considerar alguns aspectos técnicos para que a estratégia funcione.

Obs.: Este artigo não pretende ser a solução absoluta ao formato ideal do E-mail Marketing. Alguns aspectos apresentados aqui, exigem alguma noção de HTML por parte do leitor.

Preparar o E-mail Marketing

Evite sair por aí disparando e-mails sem nenhum tipo de planejamento. Assegure-se de ter previamente definido as especificações do produto/serviço, preços, formas de pagamento, logística e toda a informação – toda mesmo – que se faça necessária, para que não reste nenhuma dúvida referente ao produto/serviço que está prestes a oferecer.

Quanto ao formato e ao conteúdo do E-mail Marketing, devo destacar que deverá ser totalmente diferente dos e-mails que comumente enviamos a nossos  amigos e familiares.

O Domínio

O ideal, para este tipo de envios, é utilizar um endereço de e-mail associado ao seu site, por exemplo: contato@seu-site.com ou newsletter@seu-site.com. Nunca utilize e-mails como o hotmail, gmail, yahoo ou de qualquer outro servidor gratuito para enviar E-mail Marketing. Isto está previsto no CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de E­Mail Marketing), e além de não “pegar bem”, é igualmente classificado como infração às boas práticas no e-commerce:

“O endereço eletrônico do Remetente deverá ser válido e utilizar nome de Domínio Próprio do responsável pela Base de Destinatários.” (Artigo 7º inciso IV)

Especificações sugeridas para o corpo do e-mail marketing

O conteúdo do e-mail deve ser somente em HTML, texto plano ou em ambos.

Cabeçalho

Os campos Remetente (De:/From:),  Destinatário (Para:/To:) e Assunto (Subject:), devem ser corretamente preenchidos  de forma clara e explícita.

O conteúdo

A mensagem deve ser concisa e objetiva. Ao mesmo tempo detalhada e clara, o que só é possível com o uso correto de uma boa redação.

O HTML do e-mail deve pesar em torno de 20kb. Evite passar disso. A opção de texto plano, é para que a mensagem possa ser lida em aplicativos de e-mails que não permitam a exibição do HTML.

Arquivos de fotos

Evite as imagens, mas se forem realmente necessárias não devem superar os 50Kb e largura de cerca de 500 pixels. Devem estar hospedadas em um servidor e ser linkadas ao e-mail, nunca anexadas.

Para garantir que as imagens, ainda que não se visualizem, tenha-se ideia de que estão ali, utilize o atributo ALT.

Os links

Utilize urls objetivas, por exemplo:

Faça assim www.nome-do-seu-site.com.br/campanha e não www.nome-do-seu-site.com.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123.

Inclua o comando target = “_blank” ou a opção “abrir em outra janela”, para abrir o link em uma nova aba ou janela, agindo assim permitiremos que a caixa de e-mails  do usuário continue aberta para novas consultas, caso ele esteja utilizando um navegador web para revisar seus e-mails.

Não esqueça

  • Link de “se não puder visualizar”
  • Link de Opt-out (descadastro)
  • Endereço de e-mail de Remetente válido para resposta.

Esqueça

  • Animações em Adobe Flash
  • Scripts de javascript
  • Iframe
  • Ilayer
  • Divs absolutas
  • Vídeos

Se for necessário um formulário de pesquisa, não se complique, coloque-o no seu site e disponibilize um link de acesso no corpo do e-mail.

Geralmente as ferramentas de gerenciamento de E-mails Marketing nos guiam para criar nossa campanha no formato mais apropriado. Ainda assim, quanto mais dominemos estes aspectos na hora de elaborar o e-mail, melhor será o processo e mais rápido chegaremos ao resultado desejado.

Antes de disparar

Teste todos os links. Não abuse, utilize somente os necessários. Também é preciso testar o HTML e os pontos de Spam. Este último vamos tratar em outro artigo que já está em pauta para o blog e será publicado nos próximos dias.

Todo cuidado com a gramática é pouco. Não confie apenas na sua própria revisão. As empresas geralmente têm um departamento criativo, outro de revisão, outro de gerenciamento, etc. Se você for um freelancer solitário peça para alguém (que domine bem o idioma), que realize a revisão do texto.

Texto corrigido, testes concluídos e os riscos de ser tachado como spam minimizados, chegou a hora de disparar. Boa sorte!

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

2 Comments

  1. Muito boas dicas!

    Obrigada!

Trackbacks/Pingbacks

  1. O primeiro e-mail da história | enfoquenet - [...] Formato do E-mail Marketing [...]

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