Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Mumumío: Alimentos de qualidade na Internet

O destaque desta semana vai para uma empresa espanhola, recém-formada, que desenvolve sua atividade na Internet. E que pelo visto, vai muito bem, obrigado.

Falemos de Mumumío.

Mumumío teve início nas mentes empreendedoras dos irmãos Isabel e Álvaro Ortiz. Ambos, espanhóis, com vasta experiência na Internet foram premiados com uma grande ideia: vender alimentos de qualidade na Internet.

Parece simples, não? Talvez o seja em outros países. Não Espanha, onde nicho ainda não havia sido explorado. Na realidade, este tipo de negócio é previsível em qualquer lugar do mundo, pois após do sucesso – e desgaste – nas vendas de roupas, aparelhos eletrônicos e prestação de serviços em geral, é questão de tempo para que a venda de alimentos entre em cena.

“Na Espanha, existe uma grande riqueza gastronômica e, com meu irmão Álvaro, começamos a pensar em um marketplace de produtos de qualidade em 2009. Em 2010, depois de analisar o mercado, decidimos lançar-nos e desenvolver uma plataforma de e-commerce onde os pequenos produtores pudessem ter sua própria loja online e gerenciá-la de uma forma simples. Queremos que eles se enfoquem em um bom produto, e que Mumumío se encarregue da parte técnica e de promover seus produtos. Queremos ser a referência na Internet, quando alguém pense em comprar alimentos de qualidade.” Isabel Ortiz.

Site Mumumío

Plataforma e-commerce mumumio.com

Com sua visão empreendedora, Isabel e Álvaro colocaram na Internet, ao alcance de todos, aquela gama de produtos orgânicos, frescos, bem limpos e impecavelmente embalados, que geralmente desfilam nas prateleiras dos supermercados elitistas e, quase sempre, inacessíveis à população de baixa renda. Utilizaram a Internet como uma “solução” ao problema de acessibilidade a este tipo de produtos, oferecendo às pessoas a possibilidade de comprar diretamente dos produtores os alimentos que desejam consumir.

Em outubro de 2010 começaram com poucos produtores e pedidos, mas desde então, o negócio não para de crescer; já são 135 lojas que vendem desde carne orgânica, doces, pães, queijos, legumes, frutas e verduras recém-colhidas. Desta forma, os produtores “locais” são valorizados e podem vender a um preço mais justo. Os consumidores, por sua vez, compram alimentos de primeira linha por um preço mais razoável.

Mumumío ainda não completou o primeiro aniversário (até a data que este editorial foi escrito), mas já supera mil pedidos mensais. Para as festas do fim do ano, Isabel prevê um aumento de 300% nas vendas, o que é considerado um pensamento realista e até modesto pelos especialistas em e-commerce.

Como sobrevive Mumumío? O site fica com 8% do total das vendas dos produtores. Se estes não vendem nada, o site não lhes cobra nada.

Por agora, o grande desafio dos irmãos Ortiz, será o de convencer mais produtores a vender na Rede, pois geralmente se tratam de pessoas que vivem singelamente no campo e ainda não têm plena ciência do potencial da Internet e do seu incrível poder de vendas.

Sei que alguém diria que “é cedo demais para dizer que o sucesso é rotundo”. Com razão, pois, pelo menos aqui no Brasil, mais da metade das empresas declaram falência antes dos dois anos de vida (fonte: SEBRAE). Ainda assim, pode-se dizer que Mumumío deu certo. A ideia é boa e foi bem acolhida pelo público; a boa administração e o marketing garantirão longa vida ao negócio.

Destaquei abaixo alguns pontos que, creio,  contribuíram para que os irmãos espanhóis obtivessem sucesso:

  • Conhecimento em Internet (Item indispensável para lançar o negócio na Internet.)
  • Uma Ideia brilhante (As boas ideias nos guiam na direção correta.)
  • Estudo de mercado (Saber analisar as métricas, as brechas existentes, estatísticas, quantificar gastos, etc.)
  • Assumir o risco (Como saberiam que a ideia era boa se não a colocassem em prática?)
  • Técnicas de captação de fornecedores e clientes (Saber lidar com a falta de conhecimento e desconfiança das pessoas.)
  • Capacidade de adaptação (Ter a habilidade de fazer manobras – as vezes arriscadas – no percurso, sem perder o foco.)
  • Visão do futuro (Ver como oportunidade o que para os outros é uma utopia.)

Interessante, não?

Enlaces:
mumumio.com
@mumumio
@isabelortiztrav
@furilo

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Festa de gala no primeiro aniversário do Enfoquenet | Enfoquenet - [...] irmãos Isabel e Álvaro Ortiz vieram da Espanha para prestigiar nosso encontro, mas antes de sair de casa, lá na …
  2. Ganhar dinheiro fácil na Internet | enfoquenet - [...] Mumumío; Alimentos de qualidade na Internet [...]
  3. A viabilidade de uma Grande Ideia | enfoquenet - [...] Mumumío; Alimentos de qualidade na Internet // This entry …

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *