Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Reputação. Como anda a sua?

Neste tópico eu trago uma dica preciosa para quem deseja empreender online. É um assunto bastante espinhoso. Podemos até considerá-lo como a fina linha que separa o sucesso do fracasso: a reputação.

Seus clientes depois da primeira compra talvez não voltem a comprar de você, mas dependendo do atendimento, pontualidade e qualidade dos serviços prestados, poderão indicá-lo ou não, para outros potenciais clientes.

Esteja atento à qualidade do serviço ou produto que deseja oferecer, e se surgir algúm problema, trate de resolvê-lo rapidamente, a má fama se espalha na velocidade de um clique. Atualmente os 140 caracteres utilizados nas redes sociais, podem destruir a imagem que levou muito tempo para ser construída. E isto pode ser fatal para seu negócio.

DENUNCIE

Existem sites específicos para reclamações. Entre eles, cito os seguintes:

Reclamãowww.reclamao.com
Reclame Aquiwww.reclameaqui.com.br
Nunca Maiswww.nuncamais.net
Denunciowww.denuncio.com.br

Um dos mais interessantes é o FezFail. Trata-se de um site criado pelos amigos @ricardofalasca, @fodra e @nandocordeiro. O sistema que criaram monitora todos os tweets que tenham a hashtag #fail.

Os sites que mencionei, são uma ótima ferramenta na tentativa de elevar o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos na Internet, pressionando às empresas a oferecer um melhor serviço. Ao concluir a leitura deste post, sugiro que faça algumas pesquisas neles, notará que existe um ranking de reputação de empresas, algumas bastante conhecidas, que aparecem no topo das queixas. Ali vemos consumidores revoltados rasgando o verbo com os maus prestadores de serviços. Expressões como “Absurdo” e “Quero meu dinheiro de volta” são comuns por lá.

RESOLVA O PROBLEMA NA FONTE

Algumas grandes empresas já identificaram este tipo de problema e passaram a capacitar pessoal para rastrear suas marcas na Internet, a fim de resolver qualquer reclamação que possa existir antes de que se propague. Não custa nada averiguar se sua marca ou seu nome aparecem ali.

Lembre-se que você também é consumidor, que tal botar a boca no trombone toda vez que for defraudado na Internet? Para nós, que pretendemos lançar nossos negócios online, representa uma ótima chance de desmascarar os vilões da Internet e elevar o nível de confiança dos nossos clientes para que continuem comprando na Rede ou fora dela, sem duvidar da nossa integridade.

Leve em consideração que para obter uma boa reputação gasta-se muito tempo e dinheiro, para perdê-la basta um mal entendido e alguns cliques.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *