Menu de Páginas do Blog

Foco no Empreendedorismo em Rede

Como montar a carta de apresentação

A carta de apresentação é um ótimo espaço para desenvolver o marketing pessoal. Nela, devemos comunicar eficientemente as nossas qualidades, competências, experiências e conhecimentos.

Geralmente, nesta carta constam uma breve apresentação e algumas informações úteis, cujo objetivo é despertar o interesse da empresa por você. Existem muitos modelos de cartas de apresentação por aí. Mas, não há uma regra rígida. Na hora de se apresentar, é melhor trocar as regras pelo bom senso.

Algumas observações sobre a sua próxima carta de apresentação:

  1. A carta de apresentação serve para currículos enviados por e-mail, por correio ou para ser entregues pessoalmente, quando precisamos comunicar nossa pretensão profissional.
  2. No cabeçalho, colocar o nome da pessoa e o cargo e/ou departamento de quem irá receber a sua carta.
  3. Ao contrário do currículo, a carta de apresentação pode ser assinada por você.
  4. A carta de apresentação é a primeira impressão que fica. Portanto, tenha especial atenção no vocabulário e na forma com a qual irá escrever a carta.
  5. Mencione o nome da empresa. Desta forma, você transmite a mensagem que a sua carta não é genérica e que sabe exatamente do que está falando e com quem está falando.
  6. Ao redigir a carta, coloque os pontos principais da sua personalidade e profissionalismo, para causar interesse no leitor, fazendo-o cogitar a possibilidade de contratá-lo.
  7. Evite falar de aspectos negativos ou que tenham relação com trabalhos anteriores.
  8. Antes de enviar a carta, leia e releia várias vezes, para evitar erros primários ou crassos de português. Tenha o cuidado para que toda a carta tenha uma ordem lógica e verdadeira.
  9. A carta deve ser redigida em apenas uma página, tamanho A4, em papel carta de boa qualidade.
  10. O papel deve ser branco ou em cores suaves e deve estar impecavelmente limpo. Nunca utilize papéis decorados ou chamativos, pois podem ter o efeito de retirar a seriedade da carta.

Uma última observação: Nunca se esqueça que menos é mais. Seja objetivo(a) e apresente apenas o necessário para compensar o tempo e o esforço do seu ocupado destinatário em ler a sua mensagem. Reserve as argumentações impressionantes para a entrevista presencial.

Um bom exemplo de formato para uma carta de apresentação, seria mais ou menos assim:

Antonio Martins Jr. – já publicou 232 posts neste blog.Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *