Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

As sete faltas capitais do empreendedor

Conversando com meus botões e com Napoleón Hill descobri não somente sete, mas pelos menos duas dúzias de atitudes negativas que levam um empreendedor a pecar fatalmente contra sua equipe e contra sua empresa. Em consenso, nós três – Napoleón, meus botões e eu – destacamos as sete faltas mais comuns que têm levado líderes – que poderiam chegar a ser grandes e reconhecidos – ao insucesso profissional. São:

Procrastinação

É a arte de deixar tudo para depois. Essa atitude negativa pode resultar em sentimento de culpa, improdutividade, estresse e constrangimento diante dos outros integrantes da equipe, uma vez que quase nunca cumpre com suas responsabilidades e compromissos.

Indecisão

Comportamento característico de quem não possui uma postura firme diante das questões ou dos problemas, quer sejam eles simples ou complexos. Destacam-se também porque raramente tomam partido em nada, preferem manter uma posição neutra nos conflitos e no final tentam aderir-se à equipe ganhadora (como se fizessem parte da vitória).

Falta de planejamento

A inexistência de um plano organizado e escrito impede a análise detalhada das próximas ações que serão aplicadas. Este fato frequentemente resulta em conflitos, desvios de foco e de funções e resultados insatisfatórios.

Responsabilizar os outros pelos seus fracassos

A falta de caráter sempre ficará evidente para o resto da equipe. Ele, o mau caráter, disfarçará fazendo-se passar por despercebido e tratará de criar uma campanha argumentativa para justificar os erros dos, segundo ele, “responsáveis” pelo fato. Isto gerará descrédito, desconfiança e desrespeito, criando um ambiente inadequado para o trabalho em equipe.

Medo às críticas

Não saber ouvir as críticas ou o receio de recebê-las, engessará o relacionamento com a equipe e bloqueará as ideias e as ações, dando a sensação de perseguição por parte de todos e imaginando que estão conspirando contra suas decisões.

Inércia

A falta de interesse em adquirir novos conhecimento, em desafiar novos objetivos e em olhar fora da caixa faz com que muitos fiquem estancados na eterna pobreza física, mental e profissional.

Falta de objetivo definido

Este talvez seja o pior de todos. Sem objetivos claros, não haverá planejamento, decisão, responsabilidade, busca por conhecimento, etc.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

2 Comments

  1. Muito bom. Parabéns a todos do Enfoquenet pelo artigo. Como sempre, … conteúdo útil e de qualidade.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Três desafios das micro e pequenas empresas para se destacar no mercado | Enfoquenet - [...] As sete faltas capitais do empreendedor [...]
  2. Relatório de Abril/2012 | Enfoquenet - [...] humano do sucesso empresarial Estudo de caso: Qual é a melhor saída? Raio X de uma sub-sociedade As sete …

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *