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Foco no Empreendedorismo em Rede

Cliente interno x Cliente externo: ambos, são importantíssimos!

Sabe a diferença entre o cliente interno e externo? É simples, veja que ambos fazem a existência da empresa. São essenciais!

O cliente interno

São os colaboradores que tocam o barco dentro de uma organização e, por meio deles, elas podem exercer sua missão cotidiana.

O cliente externo

São os que fazem a empresa existir, adquirindo produtos e serviços do empreendedor.

Desta forma, podemos observar que ambos são muito importantes para que a empresa dê continuidade no seu objetivo, ou seja, se mantenha no mercado! Lembre-se: os negócios acontecem através de pessoas.

Analisando que tudo acontece através de pessoas, temos que manter a satisfação dos clientes. Por isso, valorize seus clientes internos e externos.

Colaborador: Dicas para manter a satisfação do cliente interno

  • Frutas: Uma alimentação saudável com frutas, pelo menos 2 vezes na semana;
  • Ginástica laboral: Ginástica laboral duas vezes por semana;
  • Parceira com academia: Conseguir um desconto para incentivar à atividade física;
  • Diversão: Jogos, como games ou ping-pong no horário de almoço ou 15 minutos de lazer;
  • Dia do aniversário: Tirar o dia de folga;
  • Convênio médico/odontológico: Gratuito para todos os funcionários;
  • Parcerias diversas: Salão de beleza, restaurantes, instituições de ensino;
  • Eventos: Happy Hour, aniversariante do mês, confraternização final de ano, festas temáticas;
  • Aplicação de desenvolvimento: Treinamento, palestras, cursos on-line;
  • Premiações: Funcionário do mês, sorteio;
  • Promoção: Cargo/salário;
  • PLR: Participação no lucro;
  • Alimentação: Vale refeição, vale alimentação, cesta básica.

Sabemos que é um grande desafio para as empresas oferecerem bons benefícios aos seus clientes interno (colaborador). Mas, veja as opções. Há várias para manter a satisfação dos clientes internos. Organize-se, faça um orçamento e tente colocar em prática. Saiba que se os seus colaboradores estiverem satisfeitos, isso gera motivação para o seu negócio crescer, proporcionando, assim, mais qualidade nas atividades, empenho e bons resultados, para fazer o nome da empresa mais forte no mundo corporativo, sendo diferenciado e mais competitivo.

Cliente: Dicas para manter a satisfação do cliente externo

  • Transmita confiança: Seja assertivo com a mensagem que deseja passar;
  • Qualidade: Ofereça um produto ou serviço que vá atingir a expectativa do cliente;
  • Saber ouvir: Tenha paciência, cada pessoa é uma caixinha de surpresa;
  • Simpatia: Seja agradável e sempre com sorriso estampado;
  • Tom de voz: Tenha suavidade e tranquilidade, saiba que é percebida a energia positiva ou negativa pelo falar, seja gentil;
  • Proatividade: Seja diferenciado, não seja limitado;
  • Dedicação: Dê toda atenção ao cliente, chame pelo nome, verá que se sentirá único/especial;
  • Captar a necessidade e desejo: Analise o perfil do cliente, sinta o que tanto almeja;
  • Fidelizar: Procure saber como está o seu cliente, após adquirir o produto ou serviço;

Viu como é simples!? É só ter dedicação e fazer com amor! Lembre-se que sua maior riqueza é a satisfação do seu cliente. Com isso, o cliente sempre voltará, será fiel, fã do seu produto e serviço!

Então, mãos à obra! Mude a estratégia de uma forma a gerar maior satisfação do seu cliente interno e cliente externo. Mude o cenário e seja atrativo!

About Tamiris dos Santos Silva
Secretária Executiva há 7 anos em uma Multinacional, formada em Recursos Humanos, Secretariado e cursos de RH e cursando MBA em Gestão Estratégica. Entre outras atividades, prestando assessoria em criação de curriculum e dicas de Carreira.

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