Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Estudo de caso: Como gerar mais lucros para investir e expandir uma pequena loja?

O problema é o seguinte: Loja pequena e mal localizada. Não tem dívidas nem prejuízos, mas também não gera grandes lucros para poder investir e expandir. Qual é a melhor saída?

Vi este assunto há algum tempo em um fórum de discussão de empreendedorismo na Internet. Abaixo exponho algumas respostas com uma breve análise pessoal minha. No final do texto você poderá deixar sua analise também.

Resposta 1: Abrir uma loja virtual.

A Internet é a “bola da vez”, fato que ninguém pode contestar. Mas devemos observar que uma loja virtual decente pode ter um investimento inicial baixo de alguns reais mensais num plano de lojas simples já existentes ou muito alto de até R$5mil ou mais, dependendo da sua elaboração e da tecnologia aplicada.
Afora isto, será necessário a contratação de funcionário(s) para dedicar-se exclusivamente à loja virtual e a sua divulgação nas Redes Socias e E-mail Marketing e na logística para os envios e entregas. Afinal, a loja não pode ficar inerte, pois sua mera existência não bastará para que a vendas despontem.

“Aprender como administrar os recursos e direcioná-los para alcançar os objetivos através das melhores decisões é o que todo empreendedor deveria fazer.”

Resposta 2: Utilizar recursos do BNDES.

Esta pode ser uma boa saída. No fórum onde se discutiu o assunto, o autor da sugestão afirma que seu empreendimento passou a ter uma lucratividade 15% superior após aplicar os investimentos do crédito obtido no BNDES.

Resposta 3: Microcrédito

O governo está incentivando o microcrédito para os pequenos empreendedores. Se o valor que pensa investir não for muito alto, talvez esta seja uma boa opção.

Resposta 4: Faculdade de Administração

Estamos falando de investimento de capital intelectual. O conhecimento é poder. Aprender como administrar os recursos e direcioná-los para alcançar os objetivos através das melhores decisões é o que todo empreendedor deveria fazer. Mas neste caso deve-se observar a questão do tempo, pois o bacharelado de Administração geralmente dura quatro anos. Mas claro que bem antes de concluir o curso já será possível aplicar os conceitos e métodos aprendidos. Se tiver paciência e conseguir manter o negócio sem prejuízos por mais algum tempo, esta pode ser a melhor forma de investimento.

Resposta 5: Sociedade

Ter um sócio investidor é uma saída que não me agrada muito, pois o que ganhamos em investimento perdemos em autonomia. É algo a se pensar.

Resposta 6: Oferecer franquia

Para uma loja que tem uma situação sólida e ótima saúde financeira é uma boa forma de expandir os negócios. Mas aqui esbarramos mais uma vez no problema principal, ou seja, falta de dinheiro. Oferecer uma franquia com a atual estrutura da loja é absolutamente inviável e arriscado. Se temos problemas com a nossa própria estrutura, não teremos condições de oferecer uma boa estrutura a terceiros. Simples assim.

Resposta 7: Consultoria do SEBRAE

Sem dúvidas o SEBRAE tem toda a estrutura, informações e formações necessárias para ajudar a desenvolver um plano de trabalho eficiente. Também é uma ótima solução.

De tudo o que encontrei no fórum, estas foram as respostas que mais me chamaram a atenção. E você, o que acha? Que outra solução poderíamos dar ao problema desta loja? Deixe seu comentário abaixo.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

7 Comments

  1. Em primeiro lugar o estudo – ele nos dá visão ampla, tive uma empresa, antes de estudar, não conseguimos sobreviver a nós mesmos eu e meu socio(esposo), hoje depois de estudar secretariado e agora administração, visualiso estrategias, e caminhos que fariam nosso negocio dar certo, mais do que dava, e tenho até vontade as veses…de retomar a tarefa agora com os focos corretos.

    • Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua experiência aqui no blog, Denívia.

      Realmente, estudar é a melhor solução. Talvez o grande problema seja o fato de que as pessoas queiram tudo para já, e pensam que estar dentro de uma sala de aulas as fará perder tempo… logo, sentem-se desestimuladas pelas ânsias de obter os resultados rápidos.

      Concordo com seu ponto de vista.

      Obrigado!

  2. O pessoal do Sebrae aqui em SP é super preparado. Me ajudaram muito quando iniciei a minha loja. Minha sócia e eu estamos pensando em montar uma loja virtual.

  3. Sociedade nem pensar, tive uma experiência horrivel. Neste termos o microcrédito é o melhor.

  4. Eu ja penso diferente do Jeferson C. O estudo deve ser uma prioridade. Se você aprende os conceitos e as estratégias, automaticamente você tem maiores condições de ter sucesso.

    Muito bom o blog.

    Grata.

  5. Olha, faltam muitos dados sobre a natureza da loja, o lugar onde est´a localizada e tal, mas se é uma loja pequena acho que seria melhor optar pelo microcredito da Caixa ou do BB.

    obrigado

    • Boa colocação Jeferson, a loja está em Juiz de Fora – MG e vende utilitários de várias marcas.

      Obrigado pelo comentário!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Três desafios das micro e pequenas empresas para se destacar no mercado | Enfoquenet - [...] Estudo de caso: Qual é a melhor saída? [...]
  2. Relatório de Abril/2012 | Enfoquenet - [...] Gala no primeiro aniversário do Enfoquenet Madame Djara: O valor humano do sucesso empresarial Estudo de caso: Qual é …

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *