Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Falha na comunicação

A comunicação é a “ação” em “comum” para receber e transmitir  mensagens. Tanto no blog/site como em uma empresa, uma mensagem mal transmitida pode ter resultados catastróficos que vai desde uma confusão generalizada até a prejuízos financeiros. Coloquialmente falando, é a hora que o bicho pega! E como todos sabem, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

Compilei a seguir uma história bastante conhecida; trata-se de um comunicado do presidente de uma empresa convidando todos os funcionários para observarem o fenômeno da passagem do cometa Halley próximo à Terra. Mas ele não contava com a confusão que se geraria pela falha na transmissão da mensagem, que passou por toda a hierarquia da empresa, sofrendo numerosos ruídos de comunicação. Leia:

DE: Presidente
PARA: Gerente

Na próxima sexta-feira, às 17:00 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobre o cometa Halley.

DE: Gerente
PARA: Supervisor

Por ordem do presidente, na sexta-feira, às 17:00 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nu.

DE: Supervisor
PARA: Chefe de Produção

A convite do nosso querido presidente, na sexta-feira às 17:00 horas, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nú no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

DE: Chefe de Produção
PARA: Mestre

Na sexta-feira, às 17:00 horas, o diretor, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

DE: Mestre
PARA: Funcionários

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio na próxima sexta-feira, às 17:00 horas, pois o manda-chuva (o diretor) e o senhor Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme “Dançando na Chuva”. Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 78 anos.

QUADRO DE AVISOS:

Na sexta-feira o presidente fará 78 anos, e liberou geral para a festa, às 17:00 horas no refeitório. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto no pátio, mesmo com chuva.

Apesar da história ser cômica, este tipo de falha é grave. Tanto que pode resultar em demissões, prejuízos ou, no mínimo, mal estar dentro da empresa. Sendo assim, em caso de dúvidas ou falta de claridade na mensagem recebida, o melhor a fazer é procurar diretamente a fonte e evitar este tipo de incidentes.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *