Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

A importância de se falar bem

A competição nos dias de hoje tornou-se imensa. Lutamos por um lugar ao sol no trabalho, na família, com os amigos enfim, em todos os momentos da nossa vida.

O tempo tornou-se uma moeda caríssima, ou seja, a utilização do tempo tornou-se muito importante. Quem de nós não gerencia o seu tempo? Todos nós fazemos isso não é mesmo?

Falar bem, ter uma boa apresentação pessoal deixou de ser “perfumaria” para tornar-se algo fundamental para quem deseja atingir seus objetivos pessoais ou profissionais.

Independente da profissão, classe ou cargo falar tornou-se uma moeda extremamente importante e valiosa, pois quem o faz com desenvoltura sem sombra de dúvida atingirá seus objetivos com maior facilidade.

Foi-se a época que falar bem era um dom ou ainda era tido como talento pessoal ou ainda que essa prerrogativa era da área comercial ou afins. Isso é passado!

Hoje em dia todos nós, sem exceção, precisamos verbalizar nos expressarmos, comunicarmos de forma clara e objetiva. Atualmente todos os profissionais necessitam dessa ferramenta.

Sabemos que para algumas pessoas isso pode ser menos difícil, porém qualquer pessoa pode atingir êxito ao falar em público, para isso deverá seguir algumas regrinhas infalíveis que veremos no decorrer do nosso curso.

Lembre-se que “vender o peixe” é a alma do negócio. Falar bem é vender de maneira clara, coerente e correta o seu produto, o seu serviço, a sua ideia ou aquilo do qual você está falando.

Cabe aqui ressaltar que quando uso a expressão “vender” eu não quero dizer no sentido literal da palavra, mas sim, fazer com que o seu ouvinte acredite no que está ouvindo e que realmente acate o que ouviu como certo, bom, desejável, ou seja, que “compre” a sua ideia, produto, serviço ou sobre o que for que você estava explanando.

Quando não conseguimos fazer isso nosso ouvinte torna-se distante e perde o interesse, desmotiva-se. Erramos o alvo! Não podemos deixar de comentar que “vendemos” a todo o momento nossa imagem, que também, é outra forma de comunicação, pois nosso corpo fala, nossa forma de nos vestir comunica, nossa expressão facial diz coisas que nem sempre nossos lábios pronunciaram.

A expressão facial é um fator pessoal com repercussões no campo internacional. As expectativas e as previsões comportamentais que os indivíduos fazem uns dos outros passam pelas mensagens emitidas pela expressão facial, que é, talvez, um dos meios de comunicação mais importante nas relações face a face. Fundamentalmente o que vendemos mesmo é nossa imagem.

Quando temos dificuldades de falar em público, expressar com clareza podemos passar para o público uma imagem de alguém não capacitado para falar ou fazer determinada ação.

Já se você transmite firmeza, fala acreditando no que está dizendo: transmite segurança, pois foi convincente.

Fonte: www.portaleducacao.com.br

About Marcelo Burgos
Marcelo Burgos, Casado, Contador há 27 anos, Professor de Contabilidade há 25 anos, Proprietário Escritório de Auditoria e Contabilidade "HMB Auditoria e Contabilidade". Diretor do "Instituto Burgos - Cursos e Treinamentos".

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *