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Começar bem o seu negócio na Internet e evitar traumas futuros

É natural que os empreendedores digitais de primeira viagem iniciem seu negócio na Internet a partir de um site, um blog ou uma loja virtual, dependendo do formato e do tipo de negócio que decide montar. Em alguns casos, estão munidos apenas com a cara e a coragem, sem nenhum conhecimento técnico nem um planejamento estratégico que respalde as suas ações. Eles também esperam obter resultados rápidos e satisfatórios que lhes deem um bom retorno sobre os seus investimentos iniciais. O que muitos esquecem é que apenas ter um bom site e uma boa dose de coragem nunca será uma garantia de muitos êxitos. Pois para ser efetivo nas suas vendas online, será necessário concentrar suas ações em dois pontos fundamentais desde o início das suas estratégias:

  1. Gerar um fluxo enorme e constante de acessos diários ao seu site;
  2. Saber fidelizar esta audiência.

Necessidades indispensáveis de um negócio na Internet

Gerar tráfego de visitas

No primeiro caso devemos considerar o seguinte: Um site bonito, porém pouco visitado é invisível e, portanto, sem poder de venda. Este é um assunto importante, porque a falta de vendas tem feito com que muitos empreendedores digitais desistam, ou pelo menos reduzam seus investimentos nas suas estratégias online. Por isso, uma boa parte das nossas primeiras ações online devem ser direcionadas aos investimentos em ferramentas específicas, como o Google Adwords, por exemplo, para gerar um fluxo de visitas aceitável para o nosso site.

Fidelização

No segundo caso, a fidelização da audiência é um item indispensável para o empreendedor, porque uma vez que o site atinja um bom número de acessos diários, deverá ser capaz de fidelizá-los, formando uma espécie de comunidade em torno do seu empreendimento. Isto lhe dará visibilidade, credibilidade, autoridade e um bom posicionamento dentro do seu nicho. Os resultados quase sempre ocorrem a médio e longo prazo e o conduzirão ao objetivo central, ou seja, às vendas.

Ainda tratando de fidelização, é de suma importância que o empreendedor digital conheça e domine as ferramentas de mídia disponíveis na Internet. Entre as principais estão o envio de e-mail Marketing e a atividade nas redes sociais, como Facebook e o Twitter, por exemplo. Saber utilizar estas ferramentas é uma ótima forma de captar a atenção de possíveis interessados para o seu site e, consequentemente, vender mais.

Planejamento inicial

Eu preparei para este artigo um exercício básico, o qual nos ajudará a desenvolver corretamente as nossas primeiras estratégias online. Eu o chamo de Exercício de desenvolvimento de objetivos claros, mensuráveis e tangíveis. Apesar deste nome imenso, não é difícil de se fazer. Mas sugiro que fuja um pouco da correria hipnotizante na qual vivemos, e separe um tempo razoável para dedicar-se a esta “lição de casa”, evitando as distrações. Também será necessário utilizar uma folha de papel para anotar as respostas às 8 perguntas propostas, que no final serão um ponto de partida para mensurar, viabilizar, mapear e iniciar o seu empreendimento digital sem cometer erros.

Vamos começar:

  1. Descreva o tipo de produtos ou serviços que pensa oferecer.
  2. Se tudo ocorresse conforme o planejado neste exercício, como projetaria seu negócio daqui a algum tempo? Divida esta resposta em três períodos: curto, médio, e longo prazos.
  3. Quanta receita, ou vendas efetuadas seriam necessárias, para saber que teve êxito em cada período descrito no passo anterior?
  4. Durante os próximos 10 minutos avalie se o que escreveu até aqui está dentro da sua realidade.
  5. Faça uma lista com gastos, despesas e investimentos que serão feitos. Inclua nos gastos a aquisição do domínio, do serviço de hospedagem, desenvolvimento do site, campanhas com Adwords e a possível contratação de um gestor de mídias sociais. Calcule e quantifique todos os custos que terá inicialmente.
  6. Após concluir o cálculo, como pretende obter os recursos financeiros para dar o seu “ponta pé” inicial?
  7. Organize um cronograma detalhado, fixando datas de início e término para cada etapa do seu projeto.
  8. Refaça os últimos 7 pontos utilizando estratégias diferentes. O resultado será o seu plano “B”.

Entendendo o exercício:

  • No ponto 1, definimos o que vamos oferecer no nosso site.
  • No ponto 2, definimos o que queremos obter no curto, médio e longo prazo.
  • No ponto 3, traçamos uma medida de mensuração de resultados.
  • No ponto 4, avaliamos se o que estamos planejando é palpável.
  • No ponto 5, quantificamos os custos e despesas do projeto.
  • No ponto 6, definimos como ou de onde obter os investimentos iniciais.
  • No ponto 7, organizamos e determinamos datas para iniciar e terminar cada etapa do projeto.
  • No ponto 8, traçamos um plano B.

Sei que este não é um exercício tão simples como parece, mas nos dará uma ideia mental gráfica do negócio que estamos prestes a iniciar. Através dele será possível associar a nossa coragem e engajamento aos números reais e a alguns aspectos técnicos e ferramentas, que nos apoiarão e nos guiarão em cada uma das nossas ações empreendedoras na Internet, para desta forma, atingir eficientemente os objetivos desejados.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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