Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Medidas drásticas para quem perdeu o controle sobre as dívidas

No artigo anterior da série “Orçamento Familiar”, postei algumas dicas de especialistas para evitar cair na inadimplência. Agora, neste artigo, vou colocar mais alguns conselhos sobre os passos que deveriam seguir quem já perdeu o controle sobre as dívidas.

Primeiro passo

Seguir as dicas do quadro “Dez passos para não cair na inadimplência

Desfazer-se de um bem de valor para pagar a dívida

O carro é o primeiro da lista, por exemplo. Com o dinheiro obtido elimine suas dívidas o mais rápido possível ou, pelo menos, a maior parte delas. Não precisa ser necessariamente o carro, pode ser a casa, uma jóia, a poupança, etc. Neste ponto o foco é livrar-se da dívida, o resto se recuperar com o tempo.

Avareza

Neste caso não é pecado. Cada centavo conta. Não tenha vergonha de, se for necessário, explicar a situação para seus filhos, parentes, amigos, etc.

Corte de despesas não essenciais

Corte a TV a cabo, conexão a Internet, celular pós pago, assinatura do jornal, visitas ao Estádio de futebol, baladas, etc. Desconsidere este ponto se algum dos itens que pensa cortar for uma ferramenta de trabalho, como a Internet, por exemplo.

Compras

Passe um ano – ou o tempo que for necessário – sem comprar roupas novas e, ao invés de comprar sapatos novos, considere consertar os mais antigos.

Nem pensar

Passe longe dos Shopping Centers, pelo menos enquanto suas dívidas estiverem fora de controle.

Renegociação

Quando nem o corte de despesas e nem desfazer-se de um bem de valor for suficiente para resolver o problema, renegocie as dívidas. Cuidado para não cair em um golpe e terminar trocando uma dívida por outra.

Comprar somente à vista

Adquira o hábito de comprar à vista e adie a compra quando não tiver o dinheiro suficiente.

Espero que os conselhos fornecidos aqui sejam de grande valia. O próximo artigo fala sobre como educar e preparar a criançada para o capitalismo, para que eles evitem o “baque” que muitos de nós, da geração X, tivemos por falta de informação e conhecimento. Confira: Um presente para o futuro: Educação financeira para crianças.

Leia a série completaOrçamento Familiar

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Um presente para o futuro: Educação financeira para crianças | Enfoquenet - [...] Medidas drásticas para quem perdeu o controle sobre as dívidas [...]
  2. Dez passos para não cair na inadimplência | Enfoquenet - [...] dias, nesta série “Orçamento Familiar”, o nosso próximo artigo é sobre as “Medidas drásticas para quem perdeu o controle …

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *