Menu de Páginas do Blog

Foco no Empreendedorismo em Rede

O que fazer para não travar quando chegar a hora de falar em público

A seguir algumas dicas para quem tem dificuldades ou precisa melhorar a sua apresentação ao falar em público.

Características da boa imagem do orador:

Ser coerente e compreensível

Não adianta ter uma super apresentação preparada e um público ávido pelo seu conhecimento se o que falar não for coerente com a ocasião. Tente evitar desvios de foco no discurso e trate de conduzir a sua mensagem do início ao fim sem rodeios e nem floreios.

Utilizar bem as palavras para que o receptor entenda a mensagem

Seja objetivo e utilize somente palavras que estejam no vocabulário do seu público. Entenda: Ninguém é obrigado a levar um dicionário na sua apresentação [e nem vai fazer isso], para tentar entender o que você quer falar.

Ter experiências para contar e discutir

Contar seus próprios causos relacionados ao assunto tratado lhe dará maior credibilidade, pois o seu domínio prático sobre o assunto é a sua maior vantagem para ensinar o que pretende ensinar.

Aplicar tudo o que sabe na prática

Sabe aquela expressão “Casa de ferreiro espeto de pau”? Então, isso não deve acontecer com você. Aplicar o seu conhecimento na sua própria vida, além de te agregar valor como especialista, vai te dar mais confiança quando precisar falar sobre isso em público.

Ser criativo e ter muitas ideias

A criatividade ajuda muito na arte do improviso, que é tão necessária para quem precisa se apresentar “ao vivo”. Ter boas sacadas e boas ideias ajuda a se sair bem sempre que alguém levantar a mão para tirar alguma dúvida durante a apresentação.

Estar atualizado e trazer novidades

Com toda essa dinâmica da vida moderna e dos novos meios de comunicação, basta apenas uma novidade aparecer na sua área, para todo o seu conhecimento ficar obsoleto da noite para o dia. Antes de se apresentar, leia à respeito e se atualize para não ter que desconversar se alguém tocar num assunto extremamente novo da sua área, mas que você ainda desconhece.

Ser pontual

O tempo e a atenção do seu público são artigos de luxo. Não chegue tarde e não atrase a apresentação. Tome apenas o tempo suficiente para transmitir a sua ideia, disponibilize o seu contato e vá embora. Isso é tudo sobre ser pontual.

Seguir estas dicas não é garantia de sucesso, mas é um bom começo!

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *