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Obter resultados práticos na Internet

A Internet tornou-se um grande centro comercial, onde também há educação, entretenimento, informação, etc. Ali se pode encontrar quase tudo.

Em uma campanha online, o êxito se mede pelos resultados práticos. Os números revelarão se os argumentos e o trabalho de divulgação foram eficientes ou não.

O caminho (e o tempo) para chegar a estes resultados depende dos atalhos que tomamos. O único que já está definido, é o ponto de partida; o próprio empreendedor. Pois nele nascem as ideias e a argumentação que serão aplicadas. Seus argumentos têm de ser compatíveis com os padrões da web, e suficientemente bons para convencer seu público alvo, daí a importância de consultar alguém que entenda do assunto.

Todos os envolvidos no projeto devem conhecer com claridade os objetivos a serem alcançados. Invista tempo e procure ideias, elas sempre aparecem na hora certa. Evite fazer tudo às pressas.

O planejamento

Para começar, defina alguns pontos:

  • O tipo de produto ou serviços que vai oferecer
  • Os argumentos que vai utilizar
  • O público alvo
  • O orçamento disponível
  • Formas de pagamento
  • Prazos
  • Meios de transporte (logística)
  • Faturação
  • etc.

Notou alguma semelhança com um negócio físico? Pois é, foi totalmente intencional. Não é por ser online, que o negócio vai fugir da realidade. Acostume-se a isto. Não se esqueça do Fisco, leve suas contas em dia. Sim, online também vai precisar disso, seja pessoa física ou jurídica.

Durante o planejamento observe com especial atenção os pontos vulneráveis. A corrente sempre se rompe no elo mais frágil. Você não quer ter inconvenientes na execução do projeto.

O site e o blog

Não banque um webexpert. Apenas diga onde quer chegar e o que deseja oferecer no site, o profissional da Internet trabalhará para que o seu website se veja bem, também escolherá as funcionalidades e as cores mais adequadas, assim como o tamanho e a posição do logo. Saiba que há uma diferença enorme entre  pintar a fachada de uma loja física e desenvolver o layout de um website.

Mantenha o foco na parte empreendedora. O design, a linguagem de programação e as ferramentas que serão implementados no site devem ficar por parte de quem irá desenvolvê-lo.

Mas claro, a última palavra é sua. Se o site não ficar bom, providencie as modificações.

Digo isto porque é comum encontrar na Rede, sites de empresas ou profissionais que têm a evidente aparência de “amadores”. Certamente surfaram na onda do “Faça você mesmo” ou “Seu site grátis”. O resultado é um site sem conceito, dissonante, disfuncional, sem falar das péssimas redação e ortografia.

Não se pode usar um site na Internet apenas como um folheto. Ele tem de ser seu escritório online, sua loja virtual. Pois nele você mostra e oferece seus serviços ou produtos, cadastra seus potenciais clientes, vende, compra. Ali tudo tem de ser profissional, técnico e prático.

Se optar por um blog, saiba que este deverá cumprir o papel da sua casa ou da sala de aula. Nele você ganha uma expressão mais humana pois ensina, esclarece, lê, responde, aconselha, esclarece e orienta.

Socialização

Com a explosão das redes sociais como o Twiiter, Facebook, Orkut e Linkedin, o contato entre as empresas e as pessoas é mais direto. Porém deve-se tomar muito cuidado com a reputação, pois estas redes deram aos clientes o poder de expressar sua insatisfação publicamente e sem censura.

Cada vez mais empresas investem em profissionais que rastreiam suas marcas na Internet, para poder solucionar rapidamente qualquer reclamação referente aos produtos ou serviços que oferece.

Cuidado com as campanhas do tipo “para pegar todo mundo”, salvo algumas exceções, são um fiasco. Segmente seu público e trabalhe com um nicho específico.

Dedique tempo

Vale a pena investir em um site e um blog de qualidade, assim como na contratação de funcionários que trabalhem, quase que exclusivamente na web. Com o tempo, o custo benefício dará o retorno desejado.

Separar uma hora diária para participar nas redes sociais, publicar semanalmente temas relacionados com seus serviços no blog e atualizar o conteúdo do site ocasionalmente, dará um ar de confiança e inovação aos seus atuais e futuros potenciais clientes.

Não há tempo a perder

Quanto antes começar melhor. Você tem ideia do que anda fazendo seu concorrente enquanto lê este artigo?

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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