Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Ser um diferencial e manter a vantagem competitiva

Em inúmeras ocasiões durante a longa – ou curta – vida do empreendimento, o profissional autônomo ou proprietário de uma pequena empresa, tem pela frente a fantástica missão de administrar o negócio e, simultaneamente, levar a cabo um plano de marketing para divulgar seu serviço/produto. Solitariamente, na maioria das vezes.

A pergunta é: Como ser um diferencial e manter uma clara vantagem competitiva sem fugir à condição de novato ou de contar com poucos recursos financeiros?

Geralmente os donos de pequenas empresas conceituam o próprio negócio apenas como um serviço local e de baixo valor agregado, onde somente podem lutar através dos preços para tentar subsistir. Em um ambiente globalizado e competitivo, valer-se de preços para brigar com a concorrência, não é, nem de longe, a melhor estratégia.

Com recursos escassos fica difícil, para o pequeno empreendedor, desenvolver estratégias offline que resultem eficientes. No entanto, ao observar o ambiente virtual, notamos que o investimento e os custos iniciais são pequenos, o que o torna um potencial estratégico de infinitas possibilidades.

Contudo, se o “investimento” continua sendo um fator delimitante, veja como diariamente os pequenos empreendedores se lançam na Internet e aos poucos tornam-se gigantes nos seus ramos de atuação. Ao concluir a leitura deste post, o convido a ler a história de Marcelo Ostia e suas camisetas engraçadas.

O tempo passa rápido e com ele também vão os amigos, os parceiros, os clientes e os negócios. O único que permanece é você. Dá no mesmo se é apenas mais um entre os milhões de comerciantes da cidade São Paulo, por exemplo. O seu diferencial é sua história. Nela você é o protagonista.

Para constatá-lo, responda-se as seguintes perguntas:

* Como foi sua trajetória até chegar a autônomo/comerciante/profissional?
* Como desenvolve seu dia de trabalho?
* Quais são as suas preocupações?
* Como avalia o presente e qual é a previsão do futuro do seu negócio?
* O que pode ensinar aos demais mortais?

Viu? Essas e outras respostas te fazem único e diferente. Deste modo, se os seus produtos ou serviços não permitem oferecer um diferencial ou se os recursos financeiros para divulgação forem limitados, coloque a cara na Internet. Literalmente! Talvez queira começar com um perfil em alguma rede social ou um blog, por exemplo.

O blog é uma eficiente ferramenta de interação com pessoas reais  que se interessam nos mesmos assuntos que você, e que portanto, futuramente poderão comprar suas ideias ou serviços. Ali, você deixa de ser uma empresa e mostra sua face humana, profissional, estratégica, forte, sensível e experiente. Através de postagens inteligentes e periódicas, esta experiência ficará exposta, fortalecendo a sua reputação.

No entanto, devo alertar que os resultados não serão imediatos, óbvio que há exceções, mas geralmente fortalecer sua imagem nas redes sociais e conquistar seguidores ou atrair uma grande audiência para o blog, exigirá disciplina, perseverança, além de aprender algumas táticas utilizadas na web e ter  “jogo de cintura” para “se virar” sozinho(a).

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que um site morre? | enfoquenet - [...] Ser um diferencial e manter a vantagem competitiva [...]

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *