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Utilizar um Elemento Agregador de Valor para fortalecer a marca

Esta, talvez, seja a parte mais importante para sobreviver na Internet. Oferecer conteúdo de qualidade e gratuito, agregará valor aos visitantes, elevará o índice de credibilidade na sua marca e aumentará as chances de algum deles tornar-se seu cliente.

Elementos agregadores de valor

Seja qual for o seu produto ou serviço, sempre há algo que possa oferecer. Veja alguns exemplos:

  • Serviços: Dê dicas, orientações ou até soluções menores relacionadas aos seus serviços.
  • Software: Disponibilize uma versão de teste limitada.
  • Produto: Ofereça uma amostra grátis com entrega a domicílio.
  • Livro: Através do site, facilite as primeiras páginas do seu livro em formato digital.
  • Curso: Libere o primeiro módulo.

Preste especial atenção a alguns verbos utilizados na lista anterior: “Dar, disponibilizar, oferecer, facilitar e liberar”. Isto significa “agregar valor”. A retribuição virá em seguida.

Exemplo na prática

Não pense que são dicas mágicas inventadas por mim. São práticas muito comuns, como exemplo podemos tomar o fabricante de produtos de higiene bucal Oral-B. Há alguns meses esta marca ofereceu, na televisão, uma amostra gratuita com entrega a domicílio de seu novo creme dental para quem se cadastrasse no site oficial. Esta é uma forma inteligente de obter uma alta taxa de Opt-in, engordando o mailing e, ao mesmo tempo, aumentando a possibilidade de conquistar novos e futuros clientes.

“Tudo se cria, nada se copia.” Será?

Cuide-se para não manchar sua reputação distribuindo cópias de materiais de terceiros ao invés de produzir um material próprio e original. Ainda que o assunto que vai apresentar já seja bastante difundido na rede, procure sempre fazer algo único e exclusivo. Evite sair por aí juntando informações gratuitas para depois oferecê-las ao seu visitante. Tenha como base suas próprias experiências obtidas no desenvolvimento da sua atividade; leia bastante, pesquise e crie seu próprio material. Isto dará a você ou a sua empresa exclusividade e um ótimo posicionamento na sua área de atuação.

Não tente agradar a gregos e troianos, desenvolva seu trabalho de forma sincera e simples. Se tiver alguma limitação ou não conhecer completamente sobre algum aspecto técnico, apenas diga que não sabe, e ponto. Sem problemas. Haverá quem saiba valorizar seu esforço e reconhecer seu trabalho. Estes são os que realmente importam, pois alguns deles se tornarão seus clientes, outros, no entanto, ainda que não comprem nada de você, incluirão seu site em sua lista de favoritos, te indicarão nas redes sociais ou, no mínimo, aceitarão continuar a receber suas newsletters.

Percebeu como é possível agregar valor sem perder nada?

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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