Menu de Páginas do Blog

Foco no Empreendedorismo em Rede

Estão roubando seu Tempo e Atenção

Tempo e Atenção. Dois artigos de luxo valiosos e muito raros ultimamente. Além disso, impagáveis a qualquer preço. Porém, muitos querem que você dê graça(ou melhor, sem você perceber, tomam isso de você). Aqui começa o seu problema de procrastinação e desvio de foco.

Nesta nossa dinâmica vida moderna, passamos a maior parte do tempo saturados [e bombardeados] de informações, questionamentos, pendências por resolver, decisões sérias a tomar, gestão de crises pessoais e profissionais, finanças apertadas e por aí vai. Num ambiente desses, cheio de afazeres e distrações(algumas propositalmente provocadas), cuja única intenção é devorar o nosso tempo e a nossa atenção, fica fácil perder o foco do que realmente importa em um dado momento. E, é numa dessas que a gente acaba deixando algo importante para depois, comprando algo que não precisa, contratando um serviço que não vai usar ou chegamos tarde e nos atrasamos no que realmente deveríamos estar fazendo.

Vilões de seu Tempo e Atenção

Achar os vilões para isto é simples: Redes sociais, Apps de mensagem, conversa fiada de corredor, jogos, sites diversos, revisar as imensas filas de e-mails recebidos na caixa de entrada(dos quais, 80% são Spam), entre outros; a preguiça inclusive. Salvo algumas situações, mesmo quem usa, por exemplo, o Whatsapp para trabalhar, vira e mexe se vê refém de alguma distração, que muitas vezes desvirtua a utilidade profissional do aplicativo.

Para quem não precisa trabalhar muito e nem tem as preocupações da média dos cidadãos, ok que possa gastar seu tempo em coisas do tipo. Mas, de quem se exige um mínimo de produtividade para atingir metas e objetivos, ou simplesmente para fazer a roda da economia da empresa girar, desperdiçar o tempo e a atenção com o que não importa, é um dos pecados capitais que mais custam postos de trabalho no mundo.

Dada a complexidade humana, que tem a ver com seus gostos e preferências, ritmo próprio, características pessoais e até do tipo de contexto cultural em que o indivíduo está inserido ou foi formado, é difícil fazer uma lista de ferramentas que atenda a todos os casos por igual. Mas, em regras gerais, a disciplina está no topo da lista de itens que podem te ajudar a fugir das armadilhas e empregar melhor o seu tempo e a sua atenção. Mas não pense que será tão simples assim. Isto implica reeducação e mudança de atitude. Portanto, pergunte-se se realmente estaria disposto(a) a isto.

Assim, à disciplina depende da efetiva identificação e da limitação voluntária de uso daquilo que te faz perder tempo e que suga a sua atenção. Por exemplo: dedicar apenas alguns minutos por dia nas redes sociais(se este for o caso); ou revisar os e-mails apenas uma ou duas vezes por dia, em horários específicos. Também vale se desconectar dos Apps de mensagens ou desligar o telefone enquanto executa uma tarefa importante; colocar alarmes para te avisar de que seu tempo para aquela tarefa está terminando; fazer um check list das coisas que se deve fazer naquele período e não se deter por nada no mundo enquanto não tiver marcado como feito cada item da lista, entre outros.

Independente de qual seja o pior inimigo do seu tempo e da sua atenção, você tem as ferramentas ao alcance para corrigir isto. A primeira delas, sem dúvidas, é a força de vontade. Ela é quem nos faz mudar de atitude.

Bom, não quero mais tomar seu tempo. Saindo daqui, faça-se um favor: identifique o que mais consome negativamente o seu tempo e a sua atenção e, já sabe, mãos à obra!

Antonio Martins Jr. – já publicou 233 posts neste blog.Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *