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Resenha do livro A Cauda Longa

No livro, Cris Anderson, editor-chefe de algumas importantes revistas nos Estados Unidos, sintetiza de forma objetiva e bem explicada o conceito de marketing conhecido como a Cauda Longa.

Análise da Cauda Longa

Em um principio, o autor analisa o fenômeno que faz com que apenas alguns produtos (a minoria) tenham maior evidência nas prateleiras das lojas e supermercados e, portanto, sejam mais vendidos, enquanto outros (a maioria), apesar de não conseguirem chegar ao topo da lista de consumo ou nos melhores espaços das prateleiras, sejam amplamente consumidos quando colocados à disposição de nichos cada vez mais segmentados do mercado.

A título de exemplo, a análise de Anderson destaca, na maior parte do livro, o mercado discográfico. Porém, também faz referência a grandes atacadistas, programas de televisão estadounidenses, sites da Internet etc. Desta forma, o autor contribui com a popularização do fenômeno que dá nome ao livro.

cauda-longa-cabeca-curtaO texto menciona vários exemplos para ilustrar graficamente os produtos que, na curva de vendas ao longo do tempo, estão posicionados da cabeça curta (mais populares e mais vendidos) e os que estão na cauda longa (mais segmentados, porém também muito vendidos quando direcionados ao público certo).

Um dos exemplos utilizados no livro é o da Amazon.com que, ao observar o fenômeno da Cauda Longa, encontrou no estoque sob encomenda uma solução inovadora e muito útil para vender maior variedade de livros, porém sem gastar muito com depósitos ou prateleiras. Desta forma, a Amazon começou a vender livros com impressão sob demanda.

O livro também aborda assuntos como:

  • Mercado de nichos
  • Construção de inteligência coletiva
  • Excesso de ruído que arruína o mercado
  • Filtros de conteúdo
  • Mercado de desejos vs. mercado de necessidades
  • Os formatos de links patrocinados utilizado pelo Google Adwords(e mais recentemente pelo Facebook, Twitter e outras redes sociais)
  • As armadilhas mentais
  • As escolhas
  • As estatísticas
  • O comportamento de pesquisas dos consumidores, entre outros.

Cauda Longa

Em síntese, esta obra amplia o nosso campo de visão sobre as possibilidades de explorar mercados sub-explorados e nos abre possibilidades de algumas estratégias de marketing, antes ocultas aos nossos olhos. Um dos aprendizados que podemos extrair do livro, é o fato de podermos abranger com as nossas atividades, nichos segmentados e focados em um determinado assunto, ao invés de continuarmos tratando de atingir camadas inteiras de mercado, por si só sobrecarregadas e saturadas pela concorrência.

Comprar: A Cauda Longa – A nova dinâmica de marketing e vendas: como lucrar com a fragmentação dos mercados

Referência Bibliográfica

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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