Pages Navigation Menu

Foco no Empreendedorismo em Rede

VPL, TIR e Payback – O estudo de viabilidade que você deveria fazer antes de investir o seu dinheiro

Muitas de nossas decisões pessoais são tomadas na base do impulso, da emoção. Mas quando falamos de negócios, as decisões emotivas devem, definitivamente, ficar do lado de fora da sala. Pois poucas fases da vida exigem tanta racionalidade sistemática para decidir sobre algo, como as decisões que tomamos quando estamos na direção de uma empresa, ou precisamos financiar um projeto, ou investir em um novo negócio. Ao longo do tempo, estas decisões tornam-se constantes e passam a fazer parte da nossa rotina diária. Mas, há para o empreendedor uma decisão ainda mais importante que estas do dia a dia: aquela que decide se a própria empresa, projeto ou negócio devem ao menos ser iniciados ou não. Estou falando de estudo de viabilidade financeira e de retorno sobre o investimento.

Neste texto vamos abordar as ferramentas que dez entre dez empresas bem administradas utilizam em seus processos de decisão. São elas: VPL, TIR e o Payback.

VPL – O Valor Presente Líquido

Nos apresenta, com base numa Taxa Mínima de Atratividade(TMA), o resultado do fluxo de caixa sobre o desempenho previsto do nosso investimento ao longo do tempo. A TMA, por sua vez, é o percentual mínimo de retorno que esperamos do nosso investimento. Por exemplo: Se um investidor deixasse seus R$ 200.000,00 numa aplicação que lhe rendesse algo em torno de 12% ao ano, ao cabo de 5 anos esse valor teria se transformado em pouco mais de R$ 352.000,00. Agora, de posse desta informação, será que este investidor estaria disposto a investir num projeto que, pelos próximos cinco anos, lhe rendesse menos que isto? Provavelmente não. Pois bem, o VPL nos dá esta estimativa do retorno do investimento que pretendemos realizar.

TIR – A Taxa Interna de Retorno

É o percentual de retorno real que teríamos, se tudo saísse do jeito que planejamos. O cálculo é bastante complexo para ser feito à mão. Para ganhar tempo, uma calculadora financeira, do tipo a HP12C, pode ser necessária.

Payback

Demonstra o tempo de retorno do investimento, que você levará para ter o seu dinheiro de volta, corrigido pelo TMA de seu interesse.

Obs No final do texto, vou deixar um vídeo bem explicativo sobre como realizar estes cálculos.

Para que seja considerado viável, o projeto em questão, no qual se pretende investir, deve obrigatoriamente apresentar VPL e TIR positivos, e o Payback deve estar dentro do prazo estimado, que seja interessante para o investidor.

Estas três ferramentas juntas são a prova de que tempo e dinheiro andam muito juntos, quando o assunto são negócios.

Para realizar estes cálculos, o empreendedor deverá possuir um mínimo de conhecimento técnico em finanças para a elaboração de fluxos de caixa simples, acumulado, descontado e acumulado descontado, além de saber manusear a HP12C, como já foi dito.

Cabe ressaltar que todos estes fluxos de caixa são realizados apenas sobre estimativas futuras e imaginárias, que nem sempre estarão alinhadas com a realidade. Portanto, o nível de conhecimento sobre o comportamento do mercado no qual deseja investir, de modo a obter dados mais próximos possíveis da realidade, será decisivo para a assertividade de suas projeções.

A seguir um ótimo tutorial em vídeo do professor Emerson Bisco, sobre como calcular o VPL, a TIR e o Payback:

Em última análise, os resultados produzidos por este estudo de viabilidade, irão nos dar o aval que precisamos para dar(ou não) o próximo passo na direção de investir nosso dinheiro numa empresa ou projeto, e aumentar as nossas chances de obter um retorno razoável e vantajoso.

Antonio Martins Jr. – já publicou 231 posts neste blog.Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *