Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Coisas básicas que o bom profissional precisa ter para ser um bom profissional

A concorrência por um espaço no mercado de trabalho é muito mais acirrada hoje que há alguns anos. Inclusive, em cargos e funções antes tidos como pouco exigentes, quanto às habilidades e conhecimentos necessários para serem executados.

A boa formação gera o bom profissional

Hoje, por exemplo, ter o ensino médio completo é imprescindível, mas não suficiente. Contar com cursos técnicos no currículo começa a deixar de ser um diferencial e, aos poucos, se torna a regra. Isso é bom, porque eleva potencialmente a vantagem competitiva do candidato que os possui nos processos seletivos em que participa. O domínio da informática e do inglês(ou outro idioma) tende a colaborar positivamente na decisão final de contratação.

Há ainda um ponto importante sobre os cursos técnicos: não basta tê-los no currículo, eles precisam ser de boa qualidade. Por isso, um dos cuidados que o candidato deve tomar sempre que possível, é com a escolha por centros de formação de boa reputação. Isto pode, além de garantir um ensino de qualidade, melhorar a sua empregabilidade, devido ao fato de ter sido aprovado em instituições melhor conceituadas. O vilão neste caso são os preços. Mas vale a pena. Veja-o como um investimento.

Formação não é tudo

Mas, na hora H, não adianta demonstrar somente habilidades e conhecimentos. Pois, além das aptidões inerentes ao profissional, muitas empresas (principalmente as visionárias) valorizam determinados traços de personalidade, visando manter o clima organizacional saudável e elevar o nível de produtividade e a qualidade na prestação dos seus serviços. Desta forma, possuir características natas como bom caráter, paciência, bom humor, dedicação e determinação, são fundamentais para se construir uma relação empresa/colaborador de longo prazo.

Em síntese, pode-se dizer que devemos ser completos. De um lado, possuir conhecimentos e habilidades muito bem fundamentados e, do outro, ser donos de uma boa índole inquestionável, para atingirmos uma carreira bem sucedida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *