Pages Navigation Menu

Foco no Empreendedorismo em Rede

Coisas que você deveria saber sobre a sua futura demissão

Sem delongas, algumas coisas que todos devemos estar muito conscientes quanto à real possibilidade de ficarmos desempregados a qualquer momento:

 A sua demissão vai acontecer

Seja por decisão e motivos próprios ou de terceiros. Cedo ou tarde você vai sair do seu emprego.

Você deve ficar de olho nos seus direitos

Quando a demissão acontecer, o dinheiro que você receber referente à sua rescisão poderá te ajudar a manter a sua vida mais ou menos nos trilhos por algum tempo, enquanto procura outro emprego.

Mantenha as suas contas em dia

Esse é o fator central para alguém trabalhar: pagar suas contas. É também o que mais impacta as noites de sono de quem perde o trabalho. Portanto, a dica é: NUNCA gaste mais do que recebe. Nunca.

Forme suas economias emergenciais

É natural alguém ficar com uma mão na frente e a outra atrás em um quadro de demissão. Por isso, tente ter uma economia suficiente para você se manter em dia com as suas contas numa eventual perda do emprego. Esta reserva deveria ser suficiente para a média de meses que alguém leva para encontrar um novo emprego na sua região. Por exemplo, dados do DIEESE(2010) indicam que em São Paulo-SP a média de tempo para encontrar um novo emprego é de 37 semanas(um pouco mais de 9 meses); já em Salvador-BA, esse tempo pula para 74 semanas(uns 18 meses).

Capacitação contínua

Muito provavelmente uma parte de suas habilidades e conhecimentos estarão obsoletos dentro de alguns anos(meses, talvez). Por isso não pare de estudar nunca. Principalmente enquanto tem a tranquilidade de estar empregado. Se tiver boa base de conhecimento e atualização profissional quando perder seu emprego, as chances de ser contratado mais rapidamente é muito maior.

Networking

Não subestime o poder do QI (quem indica). Sua base de contatos profissionais e pessoais será determinante quando aparecer alguma boa oportunidade por aí, e alguém lembrar que ela se encaixa no seu perfil(e vice-versa).

Observar os ares da empresa

O que passo a dizer a seguir pode parecer meio pilantra da minha parte. Mas, se perceber que a gestão da empresa onde trabalha é muito deficiente e está afundando a organização, e que ela está prestes a naufragar, sem um mínimo sinal de que a coisas vão melhorar, pule do barco o quanto antes e procure um emprego melhor. Não espere para amargar os danos e prejuízos provocados pela incompetência dos outros.

Melhore o seu currículo.

Seu currículo é o seu porta voz no mercado. Por isso ele não pode ser fraco. Neste caso eu posso te ajudar aqui: Serviço Profissional de Elaboração e Revisão de Currículos

Antonio Martins Jr. – já publicou 229 posts neste blog.Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *