Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Os 4P’s do Mix de Marketing: Preço

Esta série conta com três posts. Leia também os textos sobre Produto, Praça e Promoção.

P de Preço

Este quesito é essencialmente importante. É ele que, se for bem elaborado, irá custear e manter a empresa em funcionamento saudável e, consequentemente, garantir os interesses dos acionistas, fornecedores, colaboradores, distribuidores e clientes.

Porém, se o preço não for bem elaborado, o risco de haver um colapso em toda a cadeia produtiva da empresa, será muito alto. Pois, de um lado os acionistas estão de olho nos lucros; do outro, os fornecedores querem receber seus pagamentos; também, os funcionários querem seus salários; e, claro, os clientes querem resolver um problema ou suprir uma necessidade. Ah!, não se esqueça do Governo, que quer receber os impostos.

Existem várias fórmulas para se calcular os preços dos produtos, mas todas devem incluir os custos totais de produção/aquisição unitários, mão de obra, impostos e margem de lucro.

Por exemplo, a seguinte fórmula funciona muito bem. Principalmente para o comércio.

formula-preço

As suas siglas significam:

  • CDT: Custo e despesas totais por unidade
  • ML: Margem de Lucro (OBS: colocar o percentual em formato decimal)
  • PI: Preço ideal da mercadoria.

Porém, no caso do Mix de Marketing, o planejamento do preço não significa somente o cálculo do valor que será cobrado do nosso cliente. ele também inclui:

  • Lista de preços;
  • Descontos;
  • Licenças;
  • Prazo de pagamentos;
  • Condições de crédito, e outros.

Importante frisar que, do ponto de vista do cliente, o preço é visto como Custo e não como vantagem ou lucros, como a empresa o vê.

Quanto aos outros 2 P’s, que Philip Kotler sugeriu, Política e Opinião Pública, que mencionamos lá no início da série, ficam assim:

Política: Vira e mexe surgem novas normas e exigências (ou até mesmo flexibilizações) para a comercialização de produtos e serviços, que influenciam diretamente no mercado. Em alguns casos, empresas nascem e em outros, elas desaparecem. Uma atividade política e lobista pode influenciar favoravelmente para o ramo de atuação da empresa. As Associações exercem bem este trabalho.

Opinião Pública: Com o advento da Internet e, principalmente, das Redes Sociais, nunca foi tão importante estar antenado ao que o nosso público está falando, pensando ou interessado. As disposições e atitudes do público pode influenciar o interesse por alguns tipos de serviços ou produtos.

Em resumo, sem um Mix de Marketing eficiente (independentemente do número de P’s que se utilize), a empresa nunca será totalmente eficaz. Portanto, conhecer e dominar as estratégias de marketing, é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Tenha ele o porte que tiver.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *