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Os 4P’s do Mix de Marketing: Produto e Praça

Esta série conta com três posts. Leia também os textos sobre Promoção e Preço.

mix de marketingO Mix de Marketing, também conhecido com “Composto de Marketing” e “4P’s”, é uma estratégia fundamental, para quem pensa comercializar produtos ou serviços e deve estar presente no projeto do empreendedor desde o início.

Basicamente, os 4P’s significam: Produto, Praça, Preço, Promoção. Mas, atualmente, as novas teorias de Marketing, já adicionaram outros P’s. Philip Kotler, o Papa do Marketing moderno, por exemplo, adicionou mais 2 P’s: Política e Public opinion (opinião pública).

Na linha do tempo do Planejamento estratégico, a estratégia dos 4P’s localiza-se dentro do planejamento de Marketing.

Mix de Marketing

P de Produto

Na definição de Kotler, “A base de qualquer negócio é o produto ou a oferta.” O objetivo central da empresa deve ser o de oferecer um produto diferenciado ou melhor que a concorrência, de maneira que sejamos favorecidos pelo mercado, a ponto deste estar disposto a pagar, inclusive, um preço maior pelo nosso produto.

Do ponto de vista do cliente, o produto é visto como um Valor. E é ele quem decide se vale a pena pagar o preço cobrado ou não. Sim, isto é muito relativo de pessoa para pessoa, mas é assim que funciona.

Dentro da estratégia do Mix de Marketing, o documento final deve esmiuçar e detalhar o produto, caracterizando-os com os seguintes dados mas não limitando-se a:

  • Variedade
  • Qualidade
  • Design
  • Informações técnicas(características)
  • Marca
  • Embalagem
  • Dimensões
  • Opções de tamanhos
  • Serviços (suporte)
  • Garantia
  • Devolução

A diferenciação do produto depende do quão relevante e distintivo o profissional do Marketing seja capaz de mostrar que é. Por exemplo:

  • Aspectos físicos (desempenho, durabilidade, confiabilidade, estilo, etc);
  • Serviço (entrega, instalação, treinamento, manutenção, suporte, reparo);
  • Preço (caro, barato), entre outros.

P de Praça

Também conhecido como “ponto de venda ou de distribuição” e “localização”. Refere-se ao lugar mesmo onde o produto será comercializado. As opções podem ser as milenares como lojas, centros de comércio, quiosques, barracas, em casa, etc; ou as mais modernas: online, por telefone, pela televisão, por correio etc.

Basicamente, escolher a praça, é decidir sobre a forma como o produto será oferecido e disponibilizado ao mercado.

Do ponto de vista do cliente, a praça tem a ver com a Conveniência.

Entre outras coisas atreladas ao ponto de comercialização, estão:

  • Canais de distribuição;
  • Cobertura;
  • Sortimento;
  • Localização;
  • Estoque;
  • Transporte (logística).

Obs: Nunca se esqueça: a logística é um dos principais fatores críticos do sucesso (ou do fracasso), como queira.

A localização de uma loja física, por exemplo, pode interferir (e muito!) nos custos da empresa. Se estiver bem localizada, pode ter que pagar mais caro pelo local, quer seja para alugá-lo ou para comprá-lo. Porém terá a vantagem de ter o seu público desfilando bem na frente da sua porta. Mas, se por questões de redução de custos, a loja ficar mal localizada, deverá gastar mais (muito mais) com esforços de divulgação, para atingir e atrair seu público-alvo. Portanto, nem sempre um aluguel mais barato, numa zona periférica, significa redução de custos.

Um detalhe antes de continuar: esqueça a ilusão de que montar um e-commerce é muito barato. É um erro pensar assim. É mais complexo e trabalhoso do que a fantasia, que alguns sites te fazem acreditar, do tipo: “faça você mesmo”, “site grátis”, etc. Não vou entrar em detalhes, porque este post não trata deste assunto. Mas vou deixar alguns links para você ler depois: Este, este, este e este.

Continue lendo sobre o Mix de Marketing AQUI.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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