Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Competências mais importantes para o Marketing Pessoal

Este é o segundo post da nossa série sobre Marketing Pessoal. Leia a primeira parte aqui. Hoje, iremos abordar algumas competências essenciais para começar a construir uma imagem positiva: a simpatia, a comunicação, o conteúdo, a empatia e a apresentação pessoal.

Os primeiros passos para construir o Marketing pessoal:

Simpatia

A boa educação abre portas e melhora os canais de acesso ao sucesso profissional. As pessoas gostam de ser tratadas com cordialidade, com afeto e educação. Afinal, somos seres sociais. Ser simpáticos nos ajudará a criar uma boa imagem pessoal, e nem é tão complicado assim.

A lição de casa consiste em atitudes muito básicas: Cumprimentar os amigos de trabalho, dar bom dia (boa tarde ou boa noite) quando chegar em algum lugar ou ao despedir-se e um simples sorriso, somarão pontos importantes para o nosso marketing pessoal.

Comunicação

A boa comunicação é imprescindível para garantir uma boa imagem diante do chefe, dos clientes, dos colegas de trabalho etc. Ela deve estar diretamente ligada ao conteúdo e ao público que a ouvirá. Além de saber comunicar-se adequadamente, é preciso ser conhecedor do que está dizendo, para não terminar com a imagem da pessoa que “acha” que sabe tudo.

Conteúdo

Não adianta ser simpático e comunicativo se não tem o principal: o conteúdo. Ter conteúdo significa possuir conhecimentos fundamentados e demonstrá-los naturalmente. Para adquirir conhecimento, os meios mais simples são: hábito de leitura, diversificação de informações, contato com diversas formas de culturas etc.

Empatia

É a capacidade de colocar-se no lugar do próximo. Um indivíduo atinge a maturidade quando aprende e entende que todos possuem os mesmos direitos e obrigações.

Quando nos colocamos no lugar da outra pessoa e entendemos seus sentimentos, podemos avaliar se gostaríamos de ser tratados da forma como a vínhamos tratando. É bem provável que passaremos a respeitá-la mais e a tratá-la melhor. Todos, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a seguinte frase: “Faça com os outros que você gostaria que fizessem com você”.

Apresentação pessoal

A aparência também é essencial para um marketing pessoal eficiente. Para isto, não podemos nos perder na hora de vestir. Não adianta ter roupas caras de grife, se não sabemos escolher ou utilizá-las no momento adequado. Existe muita ajuda profissional por aí, inclusive gratuitas, que indicam a melhor forma de vestir-se profissional ou casualmente.

Na próxima terça-feira, entraremos em assunto relacionados com a comunicação. Até lá!

Leia mais:

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *