Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Introdução ao Marketing Pessoal

A partir deste post, acompanharemos uma série completa sobre o Marketing Pessoal. O principal objetivo é fornecer informações úteis e aplicáveis no dia a dia de quem precisa aprimorar alguns traços de comportamento, atitudes e gestos, para melhorar seus relacionamentos no ambiente profissional ou pessoal.

marketing-pessoal

O que é o Marketing Pessoal?

Marketing pessoal é uma estratégia puramente individual, que visa desenvolver contatos interessantes, para agregar valor às nossas vidas, tanto pessoal como profissionalmente; proporcionando visibilidade, aceitação e reconhecimento por parte das pessoas com quem nos relacionamos.

Objetivos do Marketing Pessoal

Proporcionar a possibilidade de manter a nossa posição no emprego, cultivar relacionamentos profissionais ou pessoais, estabelecer parcerias, e/ou conquistar novas oportunidades.

Ferramentas do Marketing Pessoal

Entre as ferramentas que geralmente se utilizam para construir o nosso marketing pessoal, podemos destacar algumas, como: educação, vestimenta, postura, etiqueta social, formação profissional, experiências e boa comunicação. Porém, somente conhecer estas ferramentas não é suficiente; para que o marketing pessoal seja eficiente, é necessário que o individuo conheça a si mesmo. Princípio pelo qual devemos começar.

Algumas pessoas possuem maior facilidade para conquistar seu espaço no mercado; outras, não. Estas dificuldades, geralmente se originam na falta de identificação e aceitação de suas próprias deficiências, e da indisposição para corrigi-las.

O Marketing pessoal é uma das melhores ferramentas para divulgar os nossos pensamentos e atitudes aos nossos contatos. Porém, é importante frisar que a mentira, a presunção e a falta de ética, ao contrário do que muitos pensam, não fazem parte do bom marketing pessoal. Um exemplo de como o marketing é meticulosamente utilizado para fins obscuros e mentirosos, você pode assistir o documentário The Corporation.

Competências fundamentais do Marketing Pessoal

Embora as características externas como postura, aparência e comunicação sejam muito importantes, elas não constituem garantia de sucesso profissional. Para vender satisfatoriamente a nossa própria imagem, será necessário integrar competências e habilidades internas: pessoais e de personalidade. Assunto que abordamos neste post.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

2 Comments

  1. Parabens, muito bom!!

    • Obrigado Flávio!
      ;-)

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *