Pages Navigation Menu

Foco no Empreendedorismo em Rede

O poder do Networking na construção de relações pessoais e profissionais

A palavra Networking é um estrangeirismo que, literalmente, significa “trabalhando em rede”, mas numa tradução mais clara seria “rede de contatos”.

Todos sabemos que, no caso de uma rede comum, quanto maior for o número de pontos de conexão, tanto maior e mais forte poderá ser a rede. Desta forma, quanto maior o nosso Networking, maior será a chance de encontrarmos colaboração profissional ou pessoal, quando a precisarmos. Há pesquisas que indicam que mais de 60% das pessoas conseguiram o último emprego através da sua rede de contatos.

Pesquisa sobre o Networking

Para fortalecer essa ideia, um estudo empírico conduzido pelo pesquisador Stanley Milgram nos anos 60, chamado de “Experiências dos Pequenos Mundos” e imortalizado nos anos 90 na peça Six Degrees of Separation (Seis Graus de Separação), demonstrou que são necessários no máximo seis laços de amizade, para que duas pessoas desconhecidas sejam conectadas, em qualquer lugar no mundo. Em miúdos, a teoria indica que seria possível sairmos na foto apertando a mão de Barack Obama ou tomar um chá das cinco com a rainha da Inglaterra qualquer dia desses, desde que acertemos nos contatos entre nós e eles. Eis o poder do networking!

Rede de mão dupla

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o Networking não é um recurso para ser utilizado apenas na hora do aperto, em que precisamos de favores. Ele é uma rede de mão dupla. Pois, assim como nós, os nossos contatos também estarão contando conosco, para manter sua rede de relacionamento sempre atualizada e não hesitarão em contatar-nos, caso precisem(e vão precisar). Esteja preparado(a) para isto. Desta forma, a interação é constante. Isto, basicamente, difere um Networking de uma simples agenda de contatos.

Uma boa rede de contatos

O bom Networking, não se faz apenas com novos contatos, mas sim com contatos antigos e duradouros. O ideal é ter a maior rede de contatos possível. Isto é essencial para a boa divulgação do seu trabalho, pois pode abrir portas para novas oportunidades, além de aumentar cada vez mais o seu rol de amizades.

Como criar uma boa rede de contatos

O primeiro passo para desenvolver um bom Networking, é pensar em quem poderia estar na sua lista de contatos: antigos amigos da faculdade, ex-chefes, parentes distantes etc. Uma vez estabelecido o contato, procure atualizar-se sobre o estado pessoal e profissional deles; porém, sem interesses escusos, para evitar ser tachado de “interesseiro”.

Onde construir networking

Há vários lugares onde se pode estabelecer bons contatos. Por exemplo: reuniões em associações de profissionais, feiras e eventos, palestras, congressos, convenções, happy hours, entre outros. Mas, não adianta frequentar estes lugares se não manter-se atualizado, possuir um cartão de visitas, ter boa aparência e um bom currículo. Aliás, Veja como otimizar o seu currículo AQUI.

Redes Sociais na Internet

Agora sim. A Internet. Veja que o texto não menciona em nenhum momento sites de redes sociais. Isto foi proposital. A Internet NÃO é essencial para a construção de um bom networking. Ela deve ser considerada como uma grande ferramenta complementar para estreitar relações. Mas, NUNCA, o único meio para construí-las. Provavelmente nada no mundo irá mudar o contato pessoal. O olho no olho. A comunicação corporal. O tom real da voz. O perfume. A segurança na apresentação. Enfim, a Internet é uma ótima ferramenta. Talvez a melhor delas. Mas, só isso.

Então, que tal aumentarmos a nossa rede de contatos conjuntamente? Assine a minha Newsletter no topo deste site e vamos manter contato pelos próximos 60 anos. O que acha da ideia?

Antonio Martins Jr. – já publicou 229 posts neste blog.Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

468 ad

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *