Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Eficiência no processo de comunicação

É fato que todos desejamos que a nossa mensagem seja eficiente, cumpra bem a sua missão nos ouvintes e nos dê o retorno esperado. Por isso, é essencial conhecer e compreender o processo de comunicação envolvido na transmissão da nossa mensagem.

A primeira coisa que devemos entender é que a comunicação é o processo onde uma pessoa procura ser compreendida por outra. Portanto, se não há compreensão, podemos afirmar que a comunicação fracassou. Aliás, as principais características de uma comunicação eficiente, é a sua clareza e objetividade.

Processo de comunicação

A comunicação é composta por três fatores indispensáveis: O emissor, o receptor e a mensagem.

O emissor

É a pessoa que toma a iniciativa de enviar a mensagem. Também é conhecido como fonte, ou origem. Para que a mensagem seja bem sucedida, é preciso atentar para:

Significado: Ideia e conceito que se deseja transmitir;
Codificador: É a ferramenta vocal para codificar a mensagem. Neste caso, a linguagem.

Mensagem

É a ideia que o emissor deseja comunicar.

Para ser comunicada corretamente, a mensagem precisa de um canal, também conhecido como veículo. Este é o meio físico ou virtual que garante a circulação da mensagem. Por exemplo: onda sonora, no caso da voz.

Receptor

É a pessoa que recebe a mensagem do emissor, conhecido como decodificador.

Ao receber a mensagem, o receptor deve decodificá-la e compreendê-la. Logo, precisará emitir uma nova mensagem em resposta, para confirmar que recebeu e entendeu a mensagem. Este processo de resposta também é conhecido como “regulamentação”.

Todos os processos de comunicação estão sujeitos a falhas. Também chamadas de interferências, estas falhas atrapalham o processo de comunicação. É assim que se gera o “ruído”. Geralmente ocorre quando o emissor transmite uma mensagem e o receptor entende outra coisa.

Sintetizando, assim funciona o processo de comunicação:

  • O emissor tem uma ideia que pretende comunicar → significado
  • Para transmiti-la, utiliza sua ferramenta vocal → codificador
  • A mensagem é transmitida pelo ar → canal
  • Se for interrompida ou mal entendida, então ela gera confusão → ruído
  • Se for bem sucedida, a mensagem é interpretada pelo receptor → decodificador
  • O receptor entende a mensagem → compreensão
  • O receptor confirma ao emissor que recebeu e entendeu a mensagem → regulamentação

No caso deste exemplo, ao responder à mensagem os papéis se invertem e o receptor passa a ser emissor, e se inicia um novo processo de comunicação. Pode-se afirmar que somente houve comunicação, se as duas partes entenderem a mensagem.

É claro que desde crianças aprendemos a nos comunicar com as pessoas. Até aí nada de especial. Mas, quando falamos de profissionalismo, não podemos deixar de conhecer todo este processo e utilizá-lo a nosso favor. Por exemplo: em casa, numa comunicação informal, uma mensagem mal interpretada pode terminar em piada e causar risos. A mesma situação numa empresa, poderia terminar em sermão ou demissão.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *