Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Vencer a timidez e a introversão com o Marketing Pessoal

Estamos em uma época que o marketing pessoal é muito valorizado. Isto pode fazer com que nós, os profissionais mais tímidos, nos sintamos inseguros e deixemos escapar ótimas oportunidades.

Mas, antes de continuar, vamos separar o que chamamos de timidez do que chamamos de introversão:

  • A pessoa tímida, não se sente confiante para expor as suas ideias e, talvez, por medo, prefere não fazê-lo;
  • O introvertido, precisa de mais tempo para refletir sobre um assunto e demora mais para manifestar-se. Às vezes, ocorre que por demorar demais ele não consegue se expor, ou os outros terminam falando no seu lugar.

Esta foi apenas uma comparação minimalista, existem muitos estudos complexos sobre o tema por aí.

Como podemos notar, ambos possuem dificuldades pontuais e a solução para o nosso problema pode ser bem mais simples do que parece, como a disciplina e o exercício de convivência, por exemplo. Dar as caras e fazer apresentações em público (como apresentar trabalhos na escola ou na faculdade, participar em multirões para ajudar a comunidade, reuniões de amigos, apresentações de produtos etc) podem ajudar muito no processo de superação.

É preciso, também, estarmos atentos quando os nossos objetivos pessoais e profissionais não são atingidos por causa desta inibição. Neste caso, faz-se necessário exercitar a comunicação com as outras pessoas.

Dicas para enfrentar a timidez e a introversão

A Timidez de Judith. De Alfredo Volpi, 1938.

A Timidez de Judith. De Alfredo Volpi, 1938.

1 – Estar preparado: Coletar informações antecipadamente para poder concluir sobre um determinado assunto. Procure conhecer quem participará do evento, e prepare-se para posicionar-se com segurança ao falar em público.
2 – Manter-se em evidência: Fique em uma posição em que as pessoas possam lhe encontrar facilmente. Geralmente, o introvertido tende a se esconder quando está com muita gente reunida. Tente manter conexão com os colegas de forma que fique à vontade.
3 – Cultivar relacionamentos: As pessoas introvertidas gostam de relacionamentos individuais e se sentem bem quando interagem assim.

Como vencer a timidez por conta própria

  • Aceite-se como você é e não imite ninguém. Melhore, mas seja você mesmo;
  • Procure seu lado positivo e extrovertido; quanto mais nos fechamos, menos as pessoas nos encontram;
  • Não esconda seus defeitos, eles podem ajudá-lo a melhorar. Encare-os;
  • Não se isole em festas e eventos. Participe, mostre pontos positivos, seja simpático;
  • Não aceite tudo o que lhe impõem. Aprenda dizer não e a defender as suas convicções;
  • Identifique e explore seus pontos fortes. Todo mundo possui pontos fortes. Encontre os seus.

É bom ressaltar que estas dicas valem para casos menos críticos. Em caso ocasiões extremas, é preciso procurar ajuda com especialistas da área, antes que a situação se agrave e os prejuízos sejam muito piores do que apenas a perda de oportunidades profissionais.

Na próxima terça-feira, voltaremos com mais um artigo da nossa série sobre o Marketing pessoal.

Leias mais sobre o assunto clicando aqui.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *