Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

2014: Aprender continuamente e melhorar sempre

aprenderFoi-se 2013 e 2014 já chegou. É hora de repensar, refletir sobre o que fizemos de bom durante o ano e avaliar se valeu a pena. Também devemos considerar nossas falhas, gafes, erros crassos e coisas boas que deixamos de fazer, seja por causa de decisões mal tomadas, por falta de atitude ou por preguiça mesmo.

Eu sei, muitos não gostam de ficar pensando no que passou e querem virar definitivamente as páginas da suas vidas. Se for para superar uma tragédia ou um momento triste, tudo bem. Mas, o problema é que muitos o fazem simplesmente para não encarar seus erros. Será que enterrar o passado, na tentativa de escapar da nossa própria consciência, é a decisão mais correta? Qual é o sentido de viver fugindo? Ao deletar os nossos erros da memória, a probabilidade de reincidência é altíssima, e os fantasmas das suas consequências continuarão a perseguir-nos pelo resto da vida. É isto o que queremos?

Aprender com os erros

Para evoluir, devemos aprender que o passado é um mestre, cujo aprendizado nunca se prescreve. Suas lições devem ser gravadas nas tábuas da nossa memória e servir-nos para edificar o nosso presente e o nosso futuro. No curto prazo, o ano novo é o nosso futuro. Nunca é demais preparar-se para recebê-lo.

Preparar objetivos

Prepare-se fazendo uma listinha de objetivos. Nela, inclua algumas metas espirituais, afetivas, profissionais, educativas e altruístas. Mas não se castigue fazendo uma lista muito longa, pois nem sempre as coisas saem como planejamos.

aprender

Não se esqueça de definir datas para o cumprimento destas metas e, ao longo do ano, desbrave as barreiras com valentia e vá conquistando seus sonhos, um por um. Gabe-se com os resultados, celebre vitórias, aprenda com as derrotas e compartilhe tudo conosco.

Feliz Ano Novo!

Eu desejo que você, amigo(a) leitor(a) do Enfoquenet, tenha um ótimo ano em todos os aspectos possíveis da sua vida. Eu também espero poder levar a cabo os meus planos com o blog, e torná-los realidade com eficiência, a saber: que o blog seja uma ferramenta de pesquisa, de ajuda e de serviços online para os novos empreendedores brasileiros.

Para iniciar bem o ano novo, aqui vão algumas palavras-chave que podem nos ajudar a encará-lo com boa vontade:

Gratidão, valores, família, amor, perseverança, fé, respeito, perdão, alegria, consciência, garra, coragem, foco, estudo, livros, planejamento, honestidade, boas férias, aproveitar oportunidades, confiança, autoconfiança, todos ganham, trabalho com prazer, companheirismo, altruísmo, conexão, superação, sustentabilidade, cultivar amizades, cantar, dançar, justiça, progresso, rir às gargalhadas, chorar aos soluços, torcer pelo Brasil, ajudar, aprender a votar, protestar pacificamente… continue a lista…

Ah, outra coisa, aprenda que há situações que devem ser relevadas; outras, devem ser levadas na esportiva. Coisas desimportantes não merecem a nossa atenção.

Se 2014 trouxer grandes oportunidades, que seja muito bem vindo! Se trouxer desafios ou provas, pois que venha! Afinal, aprendemos  a lição direitinho a lição… Correto?

Um grande abraço e vamos em frente!

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *