Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Cinco coisas que aprendi sobre como a atingir meus objetivos – 1ª parte

A partir de hoje daremos início a uma série de 25 coisas que aprendi sobre alguns assuntos como liderança, gerenciamento de dinheiro, empreendimentos, marketing e metas e objetivos. Vamos começar com as “Cinco coisas que me estimulam a atingir meus objetivos”.

De encontro aos objetivos

Manter o foco e evitar distrações

Aprendi a escrever as minhas tarefas, metas e objetivos em um “caderninho”. Não que meus objetivos sejam minúsculos, mas é questão de portabilidade, pois é mil vezes melhor – para mim – levar uma caderneta para anotar ideias, inspirações, detalhes e observações emergenciais com uma caneta presa em seu arame no bolso de trás da calça, do que um incômodo bloco de notas ou agenda de maior tamanho. Esta tática tem funcionado muito bem: hoje tenho várias coisas interessantes escritas ali, e sei que nunca desaparecerão, mesmo que a minha amnésia jogue contra mim, meu caderninho, meu fiel escudeiro, me faz manter o foco e evitar perder o tempo tentando cavar novas ideias. Além disso, pelo menos uma vez por semana ele me faz recordar as tarefas pendentes. Detalhe: só pago R$1,15(preço do caderninho) para armazenar minhas ideias e minha lista de objetivos.

Para isto existem os exemplos

Como em tudo, existem os exemplos bons e os maus. Nunca vou esquecer do ocorrido com Darby e seu tio na febre do ouro, na corrida para o Oeste que se deu no início do séc. XX nos EUA. Eles, tio e sobrinho, desistiram de perfurar uma mina por que não conseguiam mais encontrar ouro. O dono do ferro-velho, que compro suas máquinas escavadoras por alguns dólares, contratou um geólogo que chegou à conclusão de que o ouro estava a menos de um metro de onde Darby havia desistido de escavar. O ferreiro ficou milionário! Por isto, sempre me pergunto, ao desistir, se valeria a pena escavar um pouco mais. Quase sempre a resposta é afirmativa. Mesmo que, definitivamente, não encontre nada.

As possibilidades do futuro

Há alguns anos – e depois de vários socos ao vento – aprendi que tinha uma tendência a equivocar-me nas minhas escolhas. Por conta disto, acumulei várias decepções. Comecei a observar o fato e a considerar que a vida não é somente isto que está diante do nosso nariz. Agora, sempre tomo o tempo necessário e me pergunto o que seria do amanhã se eu tomasse uma determinada decisão hoje. Reduzi consideravelmente meus erros e, lá na frente, observo que valeu a pena “engolir um sapo” aqui e outro acolá; ter um pouquinho mais de paciência aqui ou deixar barato ali.

O investimento realizado

Costumo persistir em alguns aspectos da vida. Por exemplo: investi meu tempo e meu dinheiro por mais de um ano neste blog, até esta data. Este fato me impede abandonar o projeto – mesmo que não tenha obtido o retorno desejado ainda -, pois de outro modo o investimento até aqui realizado seria inútil e desperdiçado. O mesmo ocorre com meu casamento (15 anos), com a faculdade (4º Semestre), com meus livros (perdi a conta), inclusive com as plantas lá em casa… em fim, se desisto agora perderei o investimento, e esta é uma ideia que não me agrada.

O que vão pensar de mim

É o que popularmente chamamos de “vergonha na cara”. Se inicio algo e as pessoas mais próximas – amigas ou não – ficam sabendo, procuro ir até o final. Uma derrota é superável, pois as pessoas te ajudam e te apoiam; Desistir é humilhante, pois viramos motivos de risos e de piadas.

Estas são cinco das coisas que me estimulam a prosseguir.

Leia a série completa: Cinco coisas que aprendi sobre…

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cinco coisas que aprendi sobre marketing | Enfoquenet - [...] Cinco coisas que me estimulam a atingir meus objetivos – 1ª parte [...]
  2. Cinco coisas que aprendi sobre uma empresa de sucesso | Enfoquenet - [...] Cinco coisas que me estimulam a atingir meus objetivos – 1ª parte [...]
  3. Cinco coisas que aprendi sobre gerenciar o dinheiro – 3ª parte. | Enfoquenet - [...] Cinco coisas que me estimulam a atingir meus objetivos – 1ª parte [...]
  4. Cinco coisas que aprendi sobre liderar pessoas e fazer parte de uma equipe | Enfoquenet - [...] Esta é a segunda parte das 25 coisas que aprendi sobre diversos assuntos. A primeira está aqui. [...]

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *