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Cinco coisas que aprendi sobre marketing – 5ª parte

Esta é a última entrada da série “Aprendizados”. Nos últimos dias me dediquei a escrever sobre 25 coisas que aprendi sobre alguns assuntos relacionados ao dinheiro, aos objetivos, ao trabalho em equipe, às práticas empresariais e, neste artigo, sobre o marketing. No final do texto vou deixar os links para os outros artigos da série.

Mergulhando no marketing

O conceito do produto

Como transmitir uma mensagem sobre algo que não dominamos por completo? Por isso é necessário incorporar e contextualizar a ideia do produto ou serviço que vamos oferecer na nossa campanha de marketing. Cada detalhe conta: o por quê das cores, das formas, das expressões, a história, a solução que se oferece, entre outros.

O público alvo

Atirar para todos os lados, ou tentar atingir o mundo inteiro com a nossa mensagem, pode custar caro e resultar em uma campanha frustrante desde o ponto de vista dos resultados práticos. A segmentação de nicho é umas das primeiras coisas a se fazer quando idealizamos uma propaganda. A mensagem certa para o público certo reduz custos e maximiza nossas chances de ser bem sucedidos.

Pesquisa de mercado

Esta parte do processo é importantíssima e imprescindível para nossa campanha. Aqui, devemos estudar detalhada e friamente os dados do mercado onde queremos atuar, o público ao que vamos atingir, as preferências dos nossos potenciais possíveis clientes, as campanhas da concorrência, etc. Com estes dados em mãos teremos uma base para definir as estratégias que vamos adotar, os meios que usaremos, o quanto gastaremos, o contingente necessário, etc.

Ouvir mais, falar menos

Quem trabalha com o marketing, geralmente precisa estar atento às necessidades do mercado, ou seja, à demanda. Atualmente há uma saturação de propagandas, que empurram seus produtos com suas “super promoções” e tentam esvaziar seus estoques vendendo a todo custo, e sob os argumentos mais absurdos, as suas mercadorias. Já vi pessoas comprando por impulso, na verdade elas não precisam do que estão comprando, o fazem apenas por que, segundo a propaganda, aquela “coisa” facilitará ou mudará sua vida para melhor. Logo, abandonam o que compraram no quarto de bugigangas ou no lixo e esquecem-se de quem lhes vendeu aquilo.

Isto ocorre com menos frequência quando ouvimos o público, pois a nossa mensagem vai dirigida para a pessoa certa que realmente precisa do que estamos oferecendo e que, por sua vez, saberá onde encontrar-nos quando necessitar comprar novamente, ou apenas indicar para alguém, o mesmo produto ou serviço que adquiriu de nós.

Ser agressivo no investimento

Com os dados do público alvo e da pesquisa de mercado e conhecendo as necessidades do nosso público é a hora de investir. Quanto? O mais agressivamente possível. Seja na Internet, em outdoors, em revistas, na televisão, no rádio, etc. O importante é fazer nossa mensagem chegar ao nosso público da melhor forma possível e por repetidas vezes. Se tudo estiver bem feito, as chances de obter sucesso são maiores. As grandes marcas que investem rios de dinheiro em campanhas publicitárias que o digam!

Leia a série completa: Cinco coisas que aprendi sobre…

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

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