Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Enfoquenet: E o blog completou dois anos

Já escrevi algumas vezes sobre a alta mortalidade dos blogs. Há pesquisas, não muito antigas, que revelam que a maioria dos blogs, cerca de 95%, não superam os primeiros meses de vida. Os motivos são diversos: pode ser abandono, dificuldade para obter conteúdo, falta de tempo ou desânimo do seu fundador. A partir daí, os blogs passam por uma etapa agonizante, até que o plano de hospedagem perca a vigência e sejam deletados automaticamente pelo servidor.

Pois bem, o Enfoquenet cumpre neste mês o seu 2º ano de vida, está em plena atividade e em constante desenvolvimento. Este fato já é suficiente para considerá-lo integrante da elite dos 5% dos blogs sobreviventes, que continuam sendo levados a sério pelos seus autores e/ou fundadores. Mas é claro, ainda resta um longo caminho pela frente, para que o Enfoquenet possa chegar ao patamar dos grandes blogs brasileiros. Contudo, uma coisa é certa: o Enfoquenet tem deixado claro o seu potencial. Fato, que nos impulsiona a continuar investindo na sua manutenção.

O blog em números

A média de acessos dos últimos três meses está em torno de 11 mil. Ao parecer, superamos definitivamente a marca dos cinco dígitos. A duração média de um leitor no blog anda em torno de 2 minutos e meio, é o suficiente para ler um artigo completo. A “tão temida” taxa de rejeição está por baixo dos 2%, o que é muito bom! Outro fator positivo é que o blog tem se desenvolvido de forma orgânica, ou seja, sem que eu tenha que apelar para técnicas que ajudariam a melhorar o seu posicionamento. Decidi, de um tempo para cá, deixar de dar tanto crédito ao Google Analytics e ao Alexa. Como resultado, já não me estresso tanto. E o blog continua crescendo.

Os posts mais acessados neste segundo ano foram:

Agradecimentos

Nesta celebração do 2º ano, quero agradecer a duas pessoas maravilhosas que, de vez em quando, aparecem por aqui com os seus textos super instrutivos: Denívia Oliveira e Mariana Melissa(do blog Ideia de Marketing).

Também sou muito agradecido aos leitores do blog, que diariamente acessam este site em busca de alguma informação que possa lhe ser útil nos seus trabalhos escolares/universitários, na sua pequena empresa, na carreira, ou apenas em busca de motivação e criatividade.

Não posso esquecer de agradecer às empresas e equipes externas que fazem parte, direta ou indiretamente, do processo de funcionamento e do Enfoquenet:

  • WordPress – A base da estrutura do blog, que disponibiliza a plataforma sobre o qual está montado;
  • Woothemes e Elegant Themes – Fornecedores do template e de alguns plugins que utilizamos no site;
  • Registro.br – Pela disponibilização do domínio;
  • INPI – Pela tramitação da marca;
  • Host Machine Brasil – Que é a nossa hospedagem na Internet;
  • Google Adsense – Com os anúncios que ajudam a financiar os gastos da manutenção do blog;
  • FAD(Faculdade Diadema) – Que me proporciona uma boa parte dos conhecimentos mencionados aqui;
  • FacebookLinkedinTwitter e G+ – Que nos dão suporte para divulgação das nossas postagens.

O objetivo

Bem, o objetivo principal continua o mesmo: AGREGAR VALOR ao leitor, e creio que é algo que estamos fazendo bem. Portanto, a ordem do dia é: Prosseguir em frente sem desistir. Sempre!

Aproveite que está por aqui e visite as diferentes seções do blog:

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

One Comment

  1. É um prazer contribuir, conhecimento deve ser distribuído, só assim deixamos uma marca onde passamos.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *