Pages Navigation Menu

Foco Empreendedor na Internet

Problemas para abrir o Hotmail

hotmail

Hoje, 19/06/12, Era para ser um dia normal, juro que era! Acordar cedo, me arrumar, chegar ao escritório após uma hora e meia no trânsito, ligar o computador, abrir meu Hotmail e trabalhar. Tudo transcorria dentro da normalidade até a parte de abrir o Hotmail. Por quê? Pois, simplesmente porque não abriu. Em nenhum momento.

Isto não seria um problema se não fosse o fato de que uma boa parte do meu trabalho chega por e-mail, justamente na minha conta do Hotmail. “Me ferrei!”, disse eu em um primeiro momento, adiantando uma perda total dos dados ali guardados. Mas lá no fundo, também pensei na hipótese de uma falha técnica e que tudo voltaria à normalidade em alguns minutos. O dia acabou e o Hotmail não voltou.

Afinal, o que poderia estar ocorrendo? Seria um virus? Um hacker? Um ataque cibernético? Ou seria algum cumprimento das profecias dos Mayas? Bem, naquele instante poderia ser quase qualquer coisa. Mas a única coisa em que pensava era que eu tinha muito trabalho para fazer. Por tanto, tentei de várias formas acessar minha conta: reiniciei o computador um par de vezes, limpei o histórico (“vai que o cache estivesse muito cheio”, pensei eu.), utilizei vários navegadores distintos, até um do tempo dos Afonsinhos, pelo terminal do Linux, e nada. Bom, não vou prolongar este artigo para dizer que tive que procurar outra coisa para fazer, pois não houve meios que me ajudassem acessar minha caixa de e-mails.

Ao parecer tudo se tratou de uma atualização que a Microsoft andou fazendo em alguns dos seus sites. Mas, na realidade, não invoquei este assunto para criticar o Bill Gates pela falha no e-mail, mas sim para trazer à tona algo que sucede com frequência com alguns de nós: o despreparo para as emergências. É fato, enquanto o sistema funciona perfeitamente, sequer lembramos de fazer um backup ou pensar em um plano B, pois, segundo nós, as coisas são perfeitas e não vão falhar. Logo, quando sucede algo, como o que foi descrito no início do artigo, amaldiçoamos a Internet e quem a inventou, tudo porque o sistema falhou em um momento em que não estávamos preparados. Em populês claro: Fomos pegos de calças curtas.

Há um tempo me ocorreu algo parecido com o servidor que hospeda o Enfoquenet: por dois – eternos – dias o servidor ficou fora do ar e não deu sinal de vida, e, para variar, eu não tinha feito nenhum backup dos últimos cinco meses… Resultado: a metade do meu trabalho aqui no blog pendia por um fio. Ao contactar o servidor, fui informado de que não perderia nada, pois eles haviam realizado um backup de tudo no dia anterior. Menos mal.

Mas é melhor prevenir do que remediar, afinal, criar uma conta de e-mail secundária, com uma empresa diferente, ou um “backupzinho” de vez em quando, não custa nada e é fácil de fazer… “Que tal fazer isto agora?” Me pergunto em meio a pensamentos de como será o amanhã, pois até agora estou sem acesso ao Hotmail.

OBS.: Acompanhe – e participe – das atualizações nos comentários abaixo.

Antonio Martins Jr. – já publicou 191 posts neste blog.Futuro bacharel em Administração e fundador do Enfoquenet; Freelancer em webdesign com ênfase em WordPress desde 2004; Gerente de campanhas de Links Patrocinados no Google Adwords desde 2011; Gestor de conteúdo online.

3 Comentários

  1. estou ha alguns dias tentando acessar minha caixa de mensagens e até mesmo entrar no messenger, sem resultado. Pensei, será porque estou em outro estado a trabalho?

  2. Encontrei a solução no “http://stargatebrasil.blogspot.com.br/2012/06/problemas-no-hotmail.html”.

    Em resumo é isso: >> Entre no hotmail;
    - no lado direito, onde está o nome do usuário, click e escolha a opção CONTA;
    - no final da página, click em: Conectar com HTTPS;
    - haverá duas alternativas, escolha a primeira: Usar o HTTPS automaticamente;
    - click em salvar;
    - saia do hotmail e entre novamente após alguns segundos.

    Lembrando que os créditos são do blog (http://stargatebrasil.blogspot.com.br/2012/06/problemas-no-hotmail.html)

    • Olá Ricardo, obrigado pela dica.

      Nesta manhã o sistema do Hotmail voltou à normalidade sem a necessidade de nenhuma reconfiguração. Estarei atento ao que suceder no decorrer do dia, e porei em prática suas orientações se a situação exigir.

      Obrigado e um abraço!

Comente aqui

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>