Menu de Páginas do Blog

Gestão | Empreendedorismo | Carreira

Resenha do livro Marketing para o Século XXI

No livro “Marketing para o Século XXI – Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados”, Philip Kotler, sintetiza perfeitamente quais devem ser os passos para a pesquisa, elaboração e execução de planos de marketing. É algo assim como um beabá detalhado, intuitivo e descomplicado.

O livro é dividido em quatro partes e, sem delongas, vai direto ao assunto, partindo do tópico Marketing Estratégico. Nesta primeira parte, Kotler mostra:

  • Como criar negócios rentáveis de padrão internacional;
  • Como compreender, criar, comunicar e transferir valor;
  • Como identificar oportunidades;
  • Como construir a identidade da marca.

Na segunda parte, no Marketing Tático, aprenderemos como utilizar e aplicar a inteligência de mercado, como desenvolver o Mix de Marketing para conquistar, manter clientes e como cultivar e transferir valor para eles.

O Marketing Administrativo, que é o assunto tratado na terceira parte do livro, demonstra como deve ser a preparação e a organização de um marketing eficiente. Fala-se, também, sobre a análise e o controle de desempenho do marketing.

A quarta e última parte do livro, trata da nova era do novo marketing eletrônico, também chamado de “Marketing de Transformação”. Nesta seção, o autor desenha como deve ser a postura dos profissionais da área para a elaboração deste novo modelo de marketing, que vem sendo amplamente aplicado nas empresas que pretendem avançar nos meio eletrônicos de comunicação, com é hoje a rede mundial de computadores.

image

Em síntese, o livro é de leitura simples e técnica, mas exige atenção de quem o lê. Principalmente nas partes dos estudos de caso e análises de empresas que são mencionadas no texto, como: Disney; Coca Cola; Whirlpool; Perdue Chicken; Café Colômbia; Cigarros Marlboro; Vodca Absolut; DuPont; Livrarias Barnes & Nobles; Nike Town; General Motors; Wal-Mart; McDonald’s; HSM; IBM; Hotel Sheraton entre outras.

Em conclusão, o livro é de fácil compreensão, com apresentação de gráficos, listas de checklists e de verificação de pontos fracos e pontos fortes, que nos ajuda a  desenvolver o nosso próprio plano de marketing, sem maiores dificuldades.

Pessoalmente, o livro me deu uma visão mais abrangente sobre o Marketing e me despertou algumas afinidades com a matéria, antes ocultas. Além disso, me pareceu muito rico em informações úteis e em demonstrações de experiências práticas do marketing utilizados pelas empresas acima citadas. Sem dúvida, é um daqueles livros que devem ficar ao alcance das mãos para consultas futuras.

Comprar: Marketing Para O Século XXI

Referência bibliográfica:

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI – Como criar, conquistar e dominar mercados. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Nova Fronteira, 2013.

About Antonio Martins Jr.
Fundador e gestor do blog Enfoquenet. Bacharel em Administração de Empresas. MBA em Gestão Estratégica. Autodidata na maior parte do tempo. Webdesigner, com ênfase no WordPress desde o início do século. Aficionado em fotografia e jardinismo.

Comente o post!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *